O Encontro Internacional de Escolas de Cinema que acontece anualmente no LEFFEST é um espaço de descoberta de novos criadores e de discussão das diferentes visões e de formas de ensino nesta área.
As escolas convidadas na 11ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival são a prestigiada La Fémis, de França, onde se formaram nomes como Alain Resnais, François Ozon, André Téchiné, Claire Denis ou Arnaud Desplechin, a VGIK – Universidade Estatal Russa de Cinematografia, a mais antiga escola de cinema do mundo, fundada em 1919, onde leccionaram nomes como Sergei Eisenstein, Alexander Dovzhenko e Vsevolod Pudovkin, e a Universidade Lusófona, uma instituição nacional de referência nos domínios de formação cinematográfica e audiovisual. Participam ainda uma série de universidades nacionais e internacionais.
O CINEMAX CURTAS associa-se ao evento exibindo dois filmes. A curta-metragem "Íris", primeira obra de ficção de Renato Arroyo, que integra o programa da Lusófona. O filme ficciona a história verídica de Íris Maria, uma jovem portuguesa de 18 anos nascida numa pequena ilha de Moçambique ganhou os títulos de Miss Moçambique e Miss Portugal 1972.
"Íris" venceu o prémio Over & Out da competição de curtas-metragens realizadas por alunos da Lusófona.
Na mesma sessão iremos projetar "La Santa che Dorme", de Laura Samani, prémio de melhor curta-metargem na competição de escolas da 10ª edição do LEFFEST.
Giacomina é escolhida como guardiã do Santo Aquiles, durante a procissão anual. Seria um dia feliz, mas o seu melhor amigo foi encontrado num estado de morte aparente, com o corpo ainda quente. A aldeia observa neste fenómeno um milgare. Mas Giacomina pressente que algo está profundamente errado.
Neste encontro de escolas, que decorre a 21 e 22 de Novembro no Espaço Nimas, cada escola apresenta os seus filmes mais representativos. Segue-se uma discussão dos filmes moderada pela cineasta Graça Castanheira e avaliação por um júri internacional, responsável pela atribuição do Prémio de melhor curta-metragem.