13 Mai 2014 15:04

"Má Vizinhança" estreou na frente do mercado português com 25.747 espectadores no primeiro fim de semana nas salas. No entanto, foi o concerto da cantora Violetta que mais público atraiu nos 10 ecrãs onde esteve presente. "Violetta: O Concerto em Milão" teve uma média por cópia de 1.300 espectadores – como termo de comparação, a comédia com Seth Rogen que ficou em #1 ficou pelos 519 bilhetes vendidos em cada sala onde foi exibida.

A estratégia de lançamento, neste caso, foi semelhante à de outros espectáculos convertidos para estreia nos cinemas. Um número limitado de cópias e tempo de exibição de forma a concentrar a procura e criar um fenómeno que possa ser convertido em termos de marketing. Uma estratégia que, até agora, tem tido resultados desiguais, como podemos observar na seguinte comparação:

One Direction: This is Us (29.ago.13) 26.299 espectadores em 20 salas com uma média de 1.315 espectadores.

Justin Bieber’s Believe (25.dez.13) 8.397 espectadores em 20 salas com uma média de 420 espectadores.

No caso de "Violetta", o menor número de ecrãs ajudou a concentrar a audiência e elevar a média, enquanto o total ficou num valor intermédio entre o sucesso dos 1D e o fracasso de Justin Bieber. De qualquer forma, o preço mais alto das sessões em 3D quase permitia que o concerto da artista Disney chegasse a #1 do fim de semana. A diferença em relação a "Má Vizinhança" foi mínima, menos de dois mil euros.

Depois surge o desempenho de "Debaixo da Pele". Num fim de semana onde foram lançadas nove longas-metragens, grande parte de reduzido potencial comercial, o filme com Scarlett Johansson surgiu limitado a duas salas e conseguiu uma média por cópia muito próxima à do líder, "Má Vizinhança". Mais relevante ainda, foi o filme mais procurado num dos cinemas chave de Lisboa, o UCI El Corte Inglés, de entre as 14 propostas em exibição.

BOX OFFICE

  Título Distribuidor Receita do
fim-de-semana (€)
Variação (%) # de ecrãs Receita Acumulada
(€)
Semana
1
Vizinhança
ZON
Lusomundo Audiovisuais
131.459 50 131.459 1
2 3 Violetta:
O Concerto Em Milão
ZON
Lusomundo Audiovisuais
129.536 10 129.536 1
3 1 Transcendence:
A Nova Inteligência
Pris
Audiovisuais
69.469 -36,3% 49 205.400 2
4 5 Marretas
Procuram-se
ZON
Lusomundo Audiovisuais
41.077 -55,1% 68 294.268 3
5 2 Não
Há Duas Sem Três
Big
Picture 2 Films
34.719 -48,4% 41 265.128 3

ESPECTADORES

  Título Distribuidor Espectadores do
fim-de-semana
Variação (%) # de ecrãs Acumulado
Espectadores 
Semana
1 Má Vizinhança ZON Lusomundo
Audiovisuais
25.747 50 25.747 1
2 3 Violetta:
O Concerto Em Milão
ZON
Lusomundo Audiovisuais
12.994 10 12.994 1
3 1 Transcendence:
A Nova Inteligência
Pris
Audiovisuais
13.105 -36,0% 49 39.143 2
4 5 Marretas
Procuram-se
ZON
Lusomundo Audiovisuais
8.329 -55,1% 68 59.687 3
5 2 Não
Há Duas Sem Três
Big
Picture 2 Films
6.728 -48,1% 41 51.743 3

Dados: ICA

  • cinemaxeditor
  • 13 Mai 2014 15:04

+ conteúdos