13 Mai 2014 15:04
"Má Vizinhança" estreou na frente do mercado português com 25.747 espectadores no primeiro fim de semana nas salas. No entanto, foi o concerto da cantora Violetta que mais público atraiu nos 10 ecrãs onde esteve presente. "Violetta: O Concerto em Milão" teve uma média por cópia de 1.300 espectadores – como termo de comparação, a comédia com Seth Rogen que ficou em #1 ficou pelos 519 bilhetes vendidos em cada sala onde foi exibida.
A estratégia de lançamento, neste caso, foi semelhante à de outros espectáculos convertidos para estreia nos cinemas. Um número limitado de cópias e tempo de exibição de forma a concentrar a procura e criar um fenómeno que possa ser convertido em termos de marketing. Uma estratégia que, até agora, tem tido resultados desiguais, como podemos observar na seguinte comparação:
One Direction: This is Us (29.ago.13) 26.299 espectadores em 20 salas com uma média de 1.315 espectadores.
Justin Bieber’s Believe (25.dez.13) 8.397 espectadores em 20 salas com uma média de 420 espectadores.
No caso de "Violetta", o menor número de ecrãs ajudou a concentrar a audiência e elevar a média, enquanto o total ficou num valor intermédio entre o sucesso dos 1D e o fracasso de Justin Bieber. De qualquer forma, o preço mais alto das sessões em 3D quase permitia que o concerto da artista Disney chegasse a #1 do fim de semana. A diferença em relação a "Má Vizinhança" foi mínima, menos de dois mil euros.
Depois surge o desempenho de "Debaixo da Pele". Num fim de semana onde foram lançadas nove longas-metragens, grande parte de reduzido potencial comercial, o filme com Scarlett Johansson surgiu limitado a duas salas e conseguiu uma média por cópia muito próxima à do líder, "Má Vizinhança". Mais relevante ainda, foi o filme mais procurado num dos cinemas chave de Lisboa, o UCI El Corte Inglés, de entre as 14 propostas em exibição.
BOX OFFICE
Título | Distribuidor | Receita do fim-de-semana (€) |
Variação (%) | # de ecrãs | Receita Acumulada (€) |
Semana | ||
1 | – | Má Vizinhança |
ZON Lusomundo Audiovisuais |
131.459 | – | 50 | 131.459 | 1 |
2 | 3 | Violetta: O Concerto Em Milão |
ZON Lusomundo Audiovisuais |
129.536 | – | 10 | 129.536 | 1 |
3 | 1 | Transcendence: A Nova Inteligência |
Pris Audiovisuais |
69.469 | -36,3% | 49 | 205.400 | 2 |
4 | 5 | Marretas Procuram-se |
ZON Lusomundo Audiovisuais |
41.077 | -55,1% | 68 | 294.268 | 3 |
5 | 2 | Não Há Duas Sem Três |
Big Picture 2 Films |
34.719 | -48,4% | 41 | 265.128 | 3 |
ESPECTADORES
Título | Distribuidor | Espectadores do fim-de-semana |
Variação (%) | # de ecrãs | Acumulado Espectadores |
Semana | ||
1 | – | Má Vizinhança | ZON Lusomundo Audiovisuais |
25.747 | – | 50 | 25.747 | 1 |
2 | 3 | Violetta: O Concerto Em Milão |
ZON Lusomundo Audiovisuais |
12.994 | – | 10 | 12.994 | 1 |
3 | 1 | Transcendence: A Nova Inteligência |
Pris Audiovisuais |
13.105 | -36,0% | 49 | 39.143 | 2 |
4 | 5 | Marretas Procuram-se |
ZON Lusomundo Audiovisuais |
8.329 | -55,1% | 68 | 59.687 | 3 |
5 | 2 | Não Há Duas Sem Três |
Big Picture 2 Films |
6.728 | -48,1% | 41 | 51.743 | 3 |
Dados: ICA