Saltar para o conteúdo principal

05 Dez 2025

A Netflix fez uma oferta para comprar a divisão de TV, os estúdios de cinema e as plataformas de streaming da Warner Bros Discovery por 71 mil milhões de euros. O acordo entregaria o controlo de um dos ativos mais valiosos e antigos de Hollywood à pioneira do streaming.

O acordo segue-se a uma guerra de licitações que durou semanas, na qual a Netflix ofereceu quase 24 euros por ação, superando a oferta de quase 21 euros da Paramount Skydance pela totalidade da Warner Bros Discovery, incluindo os ativos de TV previstos para uma cisão.

A compra da proprietária de ” A Guerra dos Tronos”, da DC Comics e do universo “Harry Potter” pode inclinar ainda mais a balança de poder em Hollywood a favor da Netflix, que até agora construiu o seu domínio no streaming sem grandes negócios, ou uma grande biblioteca de conteúdos.

As duas empresas juntas vão “ajudar a definir o próximo século da ficção”, disse o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos.

Entretanto, a CNBC noticiou que a Paramount está disposta a subir a oferta pela Warner Brothers Discovery para quase 30 euros por ação. A informação não foi confirmada por outras fontes e não ficou claro quando esta oferta foi feita.

Qualquer possível negócio com a Netflix enfrentará forte escrutínio das autoridades das que vigiam a concorrência tanto na Europa como nos EUA, pois daria ao maior serviço de streaming do mundo a propriedade de uma rival que abriga a HBO Max e possui quase 130 milhões de assinantes de streaming.

A Paramount, liderada por David Ellison, que deu início à guerra de lances com uma série de ofertas e tem laços estreitos com o governo Trump, questionou o processo de venda no início desta semana e alegou tratamento favorável à Netflix.

Mesmo antes das ofertas serem feitas, alguns membros do Congresso avançaram que um acordo entre a Netflix e a Warner Bros Discovery poderia prejudicar os consumidores e Hollywood.

A Cinema United, uma associação global de exibidores de cinema, afirmou que o acordo representa uma “ameaça sem precedentes” para os cinemas em todo o mundo, enquanto o ex-CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, disse que não conseguia pensar “numa maneira mais eficaz de reduzir a concorrência em Hollywood do que vender a WBD à Netflix».

Procurando acalmar as preocupações, a Netflix responde que o acordo proporcionaria aos assinantes mais programas e filmes, impulsionaria a produção nos EUA e o investimento, a longo prazo, em conteúdo original, além de criar mais empregos e oportunidades para talentos criativos. A empresa argumentou nas negociações do acordo que a combinação do seu serviço de streaming com o HBO Max beneficiaria os consumidores, reduzindo o custo da oferta.

A Netflix também acrescentou que continuaria a lançar os filmes do estúdio nos cinemas, numa tentativa de amenizar os receios de que o acordo eliminasse outro estúdio e importante fonte de filmes para exibição nos cinemas.

“À luz do atual ambiente regulatório, é algo que vai causar espanto e preocupação. Uma empresa dominante de streaming será fortemente escrutinada», disse o analista da PP Foresight, Paolo Pescatore.

PREOCUPAÇÕES COM O CRESCIMENTO DA NETFLIX

Analistas afirmam que a Netflix é movida pelo desejo de garantir direitos de longo prazo sobre séries e filmes de sucesso e depender menos de estúdios externos, à medida que se expande para o setor de jogos e busca novos caminhos de crescimento.

As suas ações subiram apenas 16% este ano, após um aumento de mais de 80% em 2024, com os investidores preocupados que o crescimento vertiginoso da empresa possa estar a abrandar, especialmente após ter deixado de divulgar os números de assinantes no início deste ano.

A empresa tem contado com um novo tipo de assinatura mais barata e com publicidade para impulsionar o crescimento, mas não se espera que esta opção seja um grande motor de receitas até ao próximo ano, enquanto os analistas dizem que a entrada da Netflix no mercado dos videojogos tem tropeçado em mudanças de estratégia e saídas de executivos.

Ao comprarem a Warner Bros, poderiam aprofundar a sua aposta nos jogos. A WBD é das poucas empresas de entretenimento a obter grandes sucessos no setor.

  • CINEMAX - RTP c/ Reuters
  • 05 Dez 2025 14:44

+ conteúdos