Mais Cinema
No olhar de Omar Sharif
"Lawrence da Arábia" e, sobretudo, "Doutor Jivago" conferiram a Omar Sharif uma dimensão mitológica — face ao seu desaparecimento, celebramos a sua condição de verdadeira estrela de cinema.
11 Jul 2015 1:48
Tudo passa pelos olhos, claro. Quando vemos ou revemos imagens como esta, de "Doutor Jivago" (1965), somos levados a revalorizar uma velha crença — não tanto que os olhos são o espelho da alma, mas que existem, de facto, como um espelho onde podemos pressentir tanto os segredos de quem olha como os enigmas que, ao olharmos, nesses olhos projectamos.
Perante a morte de Omar Sharif, talvez seja elementar (e, de alguma maneira, da mais básica justiça) lembrá-lo como um actor que inscreveu em alguns filmes memoráveis a marca de um olhar único e inconfundível. Sem esquecer que foi, precisamente, o realizador de "Doutor Jivago", o grande David Lean (1908-1991) que o revelou ao mundo — foi em 1962, em "Lawrence da Arábia", através da personagem de Sharif Ali, o seu primeiro papel em língua inglesa.
E podemos recordar alguns títulos emblemáticos da filmografia de Sharif, sobretudo das décadas de 60/70: "Funny Girl" (1968), contracenando com Barbra Streisand, sob a direcção de William Wyler; "O Ouro de MacKenna" (1969), um estilizado western com assinatura de J. Lee Thompson [trailer aqui em baixo]; enfim, o magnífico "A Semente de Tamarindo" (1974), thriller romântico com Julie Andrews, com a marca muito particular de Blake Edwards.
O próprio Sharif era o primeiro a mostrar alguma reserva em relação a muitos momentos da sua filmografia de mais de uma centena de títulos. Não era falsa modéstia, antes a consciência prática de alguém que, a partir de certa altura, também foi utilizado como uma simples "imagem de marca" (nomeadamente em produções televisivas). O certo é que "Jivago" e mais alguns outros bastariam para lhe conferir a dimensão mitológica de um ser humano que, para as gerações que iam regularmente ao cinema há cerca de meio século, foi uma verdadeira estrela.
+ conteúdos
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
tiago alves
20 Mar 2025
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
AFP
19 Mar 2025
-
Curtas
A 25.ª Monstra no CINEMAX Curtas
CINEMAX - RTP
18 Mar 2025
-
Cinema
Morreu Émilie Dequenne a atriz de “Rosetta”
AFP
17 Mar 2025
-
Cinema
SIGA A BANDA! – unidos pela música
Margarida Vaz
13 Mar 2025
-
Curtas
COMEZAINAS e PT.ES apresentam a Ronca
CINEMAX - RTP
12 Mar 2025
-
Cinema
Cannes 2025: os prováveis seleccionados
CINEMAX - RTP
11 Mar 2025
-
Cinema
BRINCAR COM O FOGO: os laços frágeis
Margarida Vaz
07 Mar 2025
-
Asiático
MICKEY 17: a resistência dos mais fracos
AFP
06 Mar 2025