12 Nov 2015 19:37
* LEFFEST — sexta-feira, 13 Novembro
Quem conhecer um mínimo da filmografia do polaco Jerzy Skolimowski (n. 1938), saberá que, num misto de rigor e crueldade, ele observa universos ameaçados de desagregação. Lembremos, por exemplo, "Deep End" (1970) e "Moonlighting" (1972) ou, mais recentemente, "Quatro Noites com Anna" (2008) e "Essential Killing" (2010) — são histórias de pessoas e relações vulneráveis, rasgadas por um cepticismo que lhes confere a inquietação de genuínos contos morais.
Integrado na secção competitiva do LEFFEST, "11 Minutos" é mais um capítulo nessa démarche singular que, afinal, para além dos ecos simbólicos, confere a Skolimowski as marcas de um genuíno realista. Através de uma teia de intrigas "paralelas", ele filma um período muito breve (11 minutos, justamente) da vida de vários cidadãos de Varsóvia, como quem observar um novelo de correspondências que vão ser postas em causa — este é, afinal, um filme sobre um tempo em que cada ser humano, enquistado na sua solidão, duvida da verdade do seu semelhante.
Hoje é também o dia em que passa um dos grandes "filmes-concerto" da história do cinema: "Stop Making Sense" (1984), de Jonathan Demme, com os Talking Heads. Além disso, no âmbito do simpósio "Bigger than life", é exibida a obra-prima de Robert Rossen, "Lilith" (1964), com Jean Seberg e Warren Beatty, precisamente o filme do qual foi extraída a imagem que figura no cartaz do certame.