O DIA MAIS CURTO NO CINEMAX
Na próxima sessão do CINEMAX CURTAS, quatro curtas-metragens premiadas internacionalmente integradas no programa da iniciativa O DIA MAIS CURTO.
A última sessão de 2025 comemora O DIA MAIS CURTO com quatro filmes internacionais e amplamente premiados. Uma festa global dedicada ao cinema em formato curto inspirada pelo solstício de inverno — o dia mais curto do ano — no hemisfério norte.
Em Portugal, O DIA MAIS CURTO estende-se por todo o mês, com sessões espalhadas de Norte a Sul e pelas ilhas e também no CINEMAX CURTAS.
ESTADO CRÍTICO, de Mila Zhluktenko, Ficção, Alemanha, 2025
Inspirado nos acontecimentos em torno da vida de Lev Rebet, autor ucraniano e chefe de redação do jornal de exílio “Ukrainian Independist”, com sede em Munique. “Critical Condition” retrata os destinos da diáspora ucraniana no passado e no presente.
COMO SE A TERRA AS TIVESSE ENGOLIDO, de Natalia León, Animação, França, 2025
Olivia, uma jovem que vive no estrangeiro, regressa à sua cidade natal, no México, na esperança de se reencontrar com o seu passado. Mas a violência que testemunhou em criança não desapareceu e a viagem reacende memórias que se revelam impossíveis de reconciliar.
THE MAN WHO COULD NOT REMAIN SILENT, de Nebojša Slijepčević, Ficção, Croácia, França, Bulgária, Eslovénia, 2024
27 de fevereiro de 1993, Strpci, Bósnia e Herzegovina. Um comboio de passageiros a fazer a viagem entre Belgrado e Bar é parado por forças paramilitares que, sob o pretexto do controlo de documentos de identificação, estão numa operação limpeza étnica. Entre os 500 passageiros, apenas um homem se insurge contra a detenção ilegal de civis inocentes. Esta é a história verídica de um homem que não conseguiu ficar calado.
THE FLOWERS STAND SILENTLY, WITNESSING, de Theo Panagopoulos, Documentário, Reino Unido, 2024
Quando um cineasta palestiniano radicado na Escócia descobre um arquivo escocês cinematográfico e raramente visto sobre flores silvestres palestinianas, decide resgatar as imagens. “The Flowers Stand Silently, Witnessing” é ensaio fílmico sensível que questiona o papel da criação de imagens como ferramenta tanto de testemunho como de violência, quando entrelaçada nas relações complexas entre as pessoas e a terra.
Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.
HORÁRIOS: estreia QUINTA, 18 de dezembro, repete DOMINGO, 21 de dezembro, às 24h00, na RTP2.