Abdul-Khalim Mamatsuevi e Bérénice Bejo — como se fosse um banalíssimo telefilme...

22 Mai 2014 0:41

Mesmo os menos entusiastas de "O Artista" (entre os quais me incluo) não esperariam uma viragem tão insólita e, sobretudo, tão frustrante no trabalho do realizador francês Michel Hazanavicius — de facto, "The Search" (competição) constitui uma penosa colagem de lugares-comuns sobre a invasão da Chechénia pelas forças russas, em 1999.

A história tem tanto de esquemático como de previsível, surgindo como pólo central uma criança (Abdul-Khalim Mamatsuevi), que assistiu ao assassinato dos pais, e o seu irmão, ainda bebé, que tenta desesperadamente reencontrar — com ele, vai-se cruzar uma mulher (Bérénice Bejo), em missão para a União Europeia, que coloca a hipótese de poder integrar a criança à deriva na sua própria família…
O pior tem a ver com o tratamento determinista da situação, para mais sem que o filme consiga organizar qualquer informação minimamente consistente sobre a própria situação de guerra que tenta retratar. Há telefilmes banalmente "descritivos" menos demagógicos que este "The Search". No meio de tudo isto, até mesmo a presença da notável Annette Bening (numa personagem da ajuda humanitária internacional) redunda num completo desperdício.
  • cinemaxeditor
  • 22 Mai 2014 0:41

+ conteúdos