2 Set 2022 21:23
O filme de três horas, que será lançado pela Netflix, foi aplaudido na exibição de imprensa e conta a história da partida de um jornalista e documentarista mexicano, interpretado pelo actor Daniel Gimenez Cacho, que tem de receber um prémio.
"Este filme foi feito como um espelho. É a reinterpretação emocional de uma memória", disse o cineasta de 59 anos numa conferência de imprensa.
O director de "Birdman", "Babel" e "Amores Perros" regressa ao seu país após mais de 20 anos, precisamente para contar uma história de ausência, o que significa partir e ser um emigrante de luxo.
"O México é um lugar mental para mim, cada país é um lugar mental", continua o cineasta.
A viagem do protagonista serve de pretexto para Inarritu mergulhar o espectador nas suas memórias, nas suas assombrações, tanto no passado como no presente, com a violência, a discriminação, os feminicídios.
É também uma homenagem a grandes nomes do cinema que inspiraram Inarritu, cineastas como Luis Bunuel, Federico Fellini, Alejandro Jodorowski,ou Roy Anderson.
Com cenas entre sonho e realidade, "Bardo" convida o espectador a entrar no labirinto da memória, com o regresso ao ventre da sua mãe de uma criança que não deseja viver neste mundo.
"Não é um filme autobiográfico", disse o realizador, que apresenta este filme em Veneza 21 anos após a sua família se ter mudado para Los Angeles.
Numa excepção ao seu modelo normal de negócio, o gigante americano do streaming concordou em exibir "Bardo" nas salas de cinema americanas e mexicanas antes de o colocar online.
"Estou muito grato à Netflix, porque não me deram apenas total apoio e liberdade, mas também me permitiram lançar este filme durante sete semanas no México em muitas salas de cinema e nos Estados Unidos", disse Iñárritu aos repórteres.
"Isto é algo sem precedentes que eu realmente apreciei", acrescentou, dizendo que sente que o seu filme beneficiará de ser visto num grande ecrã.
A Netflix disse que "Bardo" irá estrear em cinemas no México a partir de 27 de outubro, e em algumas salas nos EUA e Canadá a partir de 4 de Novembro, antes de ser lançado no site a 16 de Dezembro.