

Óscares prometem duelo entre “Anora”, “Conclave” e “O Brutalista”
Com a queda em desgraça de "Emilia Perez", a corrida aos prémios da academia de cinema norte-americana tornou-se aberta, com vários candidatos à vitória nas principais categorias.
28 Fev 2025
A tragicomédia “Anora” e o thriller papal “Conclave” vão disputar o prémio de Melhor Filme, depois da polémica que destruiu as hipóteses de “Emilia Pérez”.
O filme de Jacques Audiard tinha começado a temporada como favorito, antes de ser desestabilizado por tweets racistas da atriz principal, Karla Sofía Gascón A sua queda deu lugar a uma campanha marcada pela indecisão.
“Acho que ninguém pode dizer honestamente” quem vai ganhar o prémio principal, disse à AFP Scott Feinberg, colunista do The Hollywood Reporter. Os produtores e elencos de “Anora” e “Conclave” “sentem-se mais nervosos do que confiantes”, observou. “Isso indica que é realmente um duelo no fio da navalha”.
Realizado por Sean Baker, “Anora” segue as desventuras de uma stripper nova-iorquina que casa com o filho de um oligarca russo, e fica desiludida com o desprezo dos sogros.
Esta Cinderela dos tempos modernos é o filme mais premiado antes dos Óscares: para além da Palma de Ouro em Cannes, foi distinguido pelos sindicatos dos realizadores, produtores e argumentistas de Hollywood, bem como pela organização de críticos americanos.
“Conclave”, que se debruça sobre os turbulentos meandros da eleição de um novo Papa no Vaticano, dominou os prémios SAG, o sindicato dos atores de Hollywood, que representa o maior grupo de votantes da Academia.
Quase todos os vencedores surpresa do Óscar de Melhor Filme nos últimos 20 anos – “A Paixão de Shakespeare”, “Parasita”, “CODA” – tinham sido distinguidos pelos Prémios SAG, recorda Feinberg.
Conduzido por um impecável Ralph Fiennes, no papel de um cardeal atormentado, “Conclave” reflecte os atuais problemas de saúde do Papa Francisco.
“É um filme mais tradicional, mais típico da categoria de melhor filme”, disse à AFP um membro da Academia, que votou a favor do filme. Este votante, que quis manter o anonimato, também admirou o épico “O Brutalista”.
Chalamet ou Brody?
Adrien Brody interpreta um arquiteto que sobrevive ao Holocausto e imigra para os Estados Unidos. Um papel que o torna o favorito ao Óscar de Melhor Ator, estatueta que já ganhou em 2003 por “O Pianista”, em que interpretou um artista confrontado com a Shoah.
No entanto, Timothée Chalamet pode impedi-lo de se juntar a Marlon Brando e Jack Nicholson no prestigiado clube dos duplos vencedores. O jovem ator interpretou Bob Dylan de forma brilhante em “Um Estranho Perfeito”. Com apenas 29 anos, poderá tornar-se o mais jovem a ganhar o Óscar de Melhor Ator, batendo o recorde detido por… Adrien Brody.
A estrela de “The Brutalist” parece ser “a escolha mais segura”, segundo Feinberg. Mas alguns elementos da Academia não gostaram de passar três horas e meia a ver um filme. Alguns “ficaram chateados por estarem fechados numa sala durante tanto tempo”, disse o votante anónimo.
Demi Moore, a favorita
No campo das atrizes, outro duelo opõe Mikey Madison, a atriz de “Anora”, a Demi Moore, que causou sensação em “A Substância”, da realizadora francesa Coralie Fargeat. Uma fábula sangrenta em que interpreta uma antiga estrela de Hollywood viciada num soro rejuvenescedor.
Entre os realizadores, espera-se “um frente a frente” entre Sean Baker (Anora) e Brady Corbet (O Brutalista), segundo Feinberg.
Também nomeado por “Emilia Pérez”, Jacques Audiard está a sofrer com os tweets racistas e islamofóbicos de Karla Sofía Gascón, que interpreta o papel principal na sua odisseia musical sobre a transição de género de um traficante de droga mexicano.
O escândalo prejudicou as hipóteses do filme, apesar das 13 nomeações – um recorde para uma produção em língua não inglesa. Todavia, o Óscar de Melhor Atriz Secundária deverá ir para Zoe Saldaña – a atriz dominou toda a temporada de prémios, tal como Kieran Culkin no prémio masculino com “Uma Verdadeira Dor”.
Quanto ao resto, a colheita de “Emilia Pérez” parece muito incerta, incluindo na categoria de Melhor Filme Internacional, onde o favorito parece ser o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”.
Apresentada pela primeira vez pelo comediante Conan O’Brien, a cerimónia prestará homenagem aos bombeiros e às vítimas dos incêndios mortais que assolaram Los Angeles em janeiro.
Outro ponto alto do espetáculo será proporcionado pela cantora pop Ariana Grande, de “Wicked”, que será protagonista de um de vários números musicais que vão surgir ao longo do espectáculo. Anunciado está, igualmente, uma homenagem a James Bond, o famoso agente secreto 007.
A RTP transmite a cerimónia em direto na madrugada de domingo para segunda-feira. A emissão começa à meia-noite.
Lista de nomeados para a 97.ª edição dos Óscares
Melhor Filme
Anora
O Brutalista
A Complete Unknown
Conclave
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Ainda Estou Aqui
Nickel Boys
A Substância
Wicked
Melhor Realização
Sean Baker – Anora
Brady Corbet – O Brutalista
James Mangold – A Complete Unknown
Jacques Audiard – Emilia Pérez
Coralie Fargeat – A Substância
Melhor Atriz
Cynthia Erivo – Wicked
Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez
Mikey Madison – Anora
Demi Moore – A Substância
Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui
Melhor Ator
Adrien Brody – O Brutalista
Timothée Chalamet – A Complete Unknown
Colman Domingo – Sing Sing
Ralph Fiennes – Conclave
Sebastian Stan – The Apprentice
Melhor Atriz Secundária
Monica Barbaro – A Complete Unknown
Ariana Grande – Wicked
Felicity Jones – O Brutalista
Isabella Rossellini – Conclave
Zoe Saldaña – Emilia Pérez
Melhor Ator Secundário
Yura Borisov – Anora
Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
Edward Norton – A Complete Unknown
Guy Pearce – O Brutalista
Jeremy Strong – The Apprentice – A História de Trump
Melhor Argumento Original
Anora
O Brutalista
A Verdadeira Dor
Atentado de 5 de Setembro
A Substância
Melhor Argumento Adaptado
A Complete Unknown
Conclave
Emilia Pérez
Nickel Boys
Sing Sing
Melhor Filme Internacional
Ainda Estou Aqui (Brasil)
Flow (Letónia)
A Semente do Figo Sagrado (Alemanha)
Emilia Pérez (França)
A Rapariga da Agulha (Dinamarca)
Melhor Filme de Animação
Flow
Divertida-Mente 2
Memórias de Um Caracol
Wallace & Gromit: Vengeance Most Foul
Robot Selvagem
Melhor Documentário
Black Box Diaries
No Other Land
Porcelain War
Soundtrack to a Coup d’Etat
Sugarcane
Melhor Fotografia
O Brutalista
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Maria
Nosferatu
Melhor Edição
Anora
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Melhor Banda Sonora Original
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Robot Selvagem
Melhor Canção Original
“El Mal” – Emilia Pérez
“The Journey” – The Six Triple Eight
“Like a Bird” – Sing Sing
“Mi Camino” – Emilia Pérez
“Never Too Late” – Elton John: Never Too Late
Melhor Cenografia
O Brutalista
Conclave
Duna: Parte Dois
Nosferatu
Wicked
Melhor Guarda-Roupa
A Complete Unknown
Conclave
Gladiator II
Nosferatu
Wicked
Melhor Maquilhagem e Cabelo
A Different Man
Emilia Pérez
Nosferatu
A Substância
Wicked
Melhores Efeitos Visuais
Alien: Romulus
Better Man
Duna: Parte Dois
O Reino do Planeta dos Macacos
Wicked
Melhor Som
A Complete Unknown
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Wicked
Robot Selvagem
Melhor curta-metragem de ação
A Lien
Anuja
I’m Not a Robot
The Last Ranger
The Man Who Could Not Remain Silent
Melhor curta-metragem de animação
Beautiful Men
In the Shadow of the Cypress
Magic Candies
Wander to Wonder
Yuck!
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Death by Numbers
I Am Ready, Warden
Incident
Instruments of a Beating Heart
The Only Girl in the Orchestra