28 Fev 2025

A tragicomédia “Anora” e o thriller papal “Conclave” vão disputar o prémio de Melhor Filme, depois da polémica que destruiu as hipóteses de “Emilia Pérez”.

O filme de Jacques Audiard tinha começado a temporada como favorito, antes de ser desestabilizado por tweets racistas da atriz principal, Karla Sofía Gascón A sua queda deu lugar a uma campanha marcada pela indecisão.

“Acho que ninguém pode dizer honestamente” quem vai ganhar o prémio principal, disse à AFP Scott Feinberg, colunista do The Hollywood Reporter. Os produtores e elencos de “Anora” e “Conclave” “sentem-se mais nervosos do que confiantes”, observou. “Isso indica que é realmente um duelo no fio da navalha”.

Realizado por Sean Baker, “Anora” segue as desventuras de uma stripper nova-iorquina que casa com o filho de um oligarca russo, e fica desiludida com o desprezo dos sogros.

Esta Cinderela dos tempos modernos é o filme mais premiado antes dos Óscares: para além da Palma de Ouro em Cannes, foi distinguido pelos sindicatos dos realizadores, produtores e argumentistas de Hollywood, bem como pela organização de críticos americanos.

“Conclave”, que se debruça sobre os turbulentos meandros da eleição de um novo Papa no Vaticano, dominou os prémios SAG, o sindicato dos atores de Hollywood, que representa o maior grupo de votantes da Academia.

Quase todos os vencedores surpresa do Óscar de Melhor Filme nos últimos 20 anos – “A Paixão de Shakespeare”, “Parasita”, “CODA” – tinham sido distinguidos pelos Prémios SAG, recorda Feinberg.

Conduzido por um impecável Ralph Fiennes, no papel de um cardeal atormentado, “Conclave” reflecte os atuais problemas de saúde do Papa Francisco.

“É um filme mais tradicional, mais típico da categoria de melhor filme”, disse à AFP um membro da Academia, que votou a favor do filme. Este votante, que quis manter o anonimato, também admirou o épico “O Brutalista”.

Chalamet ou Brody?

Adrien Brody interpreta um arquiteto que sobrevive ao Holocausto e imigra para os Estados Unidos. Um papel que o torna o favorito ao Óscar de Melhor Ator, estatueta que já ganhou em 2003 por “O Pianista”, em que interpretou um artista confrontado com a Shoah.

No entanto, Timothée Chalamet pode impedi-lo de se juntar a Marlon Brando e Jack Nicholson no prestigiado clube dos duplos vencedores. O jovem ator interpretou Bob Dylan de forma brilhante em “Um Estranho Perfeito”. Com apenas 29 anos, poderá tornar-se o mais jovem a ganhar o Óscar de Melhor Ator, batendo o recorde detido por… Adrien Brody.

A estrela de “The Brutalist” parece ser “a escolha mais segura”, segundo Feinberg. Mas alguns elementos da Academia não gostaram de passar três horas e meia a ver um filme. Alguns “ficaram chateados por estarem fechados numa sala durante tanto tempo”, disse o votante anónimo.

Demi Moore, a favorita

No campo das atrizes, outro duelo opõe Mikey Madison, a atriz de “Anora”, a Demi Moore, que causou sensação em “A Substância”, da realizadora francesa Coralie Fargeat. Uma fábula sangrenta em que interpreta uma antiga estrela de Hollywood viciada num soro rejuvenescedor.

Entre os realizadores, espera-se “um frente a frente” entre Sean Baker (Anora) e Brady Corbet (O Brutalista), segundo Feinberg.

Também nomeado por “Emilia Pérez”, Jacques Audiard está a sofrer com os tweets racistas e islamofóbicos de Karla Sofía Gascón, que interpreta o papel principal na sua odisseia musical sobre a transição de género de um traficante de droga mexicano.

O escândalo prejudicou as hipóteses do filme, apesar das 13 nomeações – um recorde para uma produção em língua não inglesa. Todavia, o Óscar de Melhor Atriz Secundária deverá ir para Zoe Saldaña – a atriz dominou toda a temporada de prémios, tal como Kieran Culkin no prémio masculino com “Uma Verdadeira Dor”.

Quanto ao resto, a colheita de “Emilia Pérez” parece muito incerta, incluindo na categoria de Melhor Filme Internacional, onde o favorito parece ser o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”.

Apresentada pela primeira vez pelo comediante Conan O’Brien, a cerimónia prestará homenagem aos bombeiros e às vítimas dos incêndios mortais que assolaram Los Angeles em janeiro.

Outro ponto alto do espetáculo será proporcionado pela cantora pop Ariana Grande, de “Wicked”, que será protagonista de um de vários números musicais que vão surgir ao longo do espectáculo. Anunciado está, igualmente, uma homenagem a James Bond, o famoso agente secreto 007.

A RTP transmite a cerimónia em direto na madrugada de domingo para segunda-feira. A emissão começa à meia-noite.

Lista de nomeados para a 97.ª edição dos Óscares

Melhor Filme

Anora

O Brutalista

A Complete Unknown

Conclave

Duna: Parte Dois

Emilia Pérez

Ainda Estou Aqui

Nickel Boys

A Substância

Wicked

Melhor Realização

Sean Baker – Anora

Brady Corbet – O Brutalista

James Mangold – A Complete Unknown

Jacques Audiard – Emilia Pérez

Coralie Fargeat – A Substância

Melhor Atriz

Cynthia Erivo – Wicked

Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez

Mikey Madison – Anora

Demi Moore – A Substância

Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui

Melhor Ator

Adrien Brody – O Brutalista

Timothée Chalamet – A Complete Unknown

Colman Domingo – Sing Sing

Ralph Fiennes – Conclave

Sebastian Stan – The Apprentice

Melhor Atriz Secundária

Monica Barbaro – A Complete Unknown

Ariana Grande – Wicked

Felicity Jones – O Brutalista

Isabella Rossellini – Conclave

Zoe Saldaña – Emilia Pérez

Melhor Ator Secundário

Yura Borisov – Anora

Kieran Culkin – A Verdadeira Dor

Edward Norton – A Complete Unknown

Guy Pearce – O Brutalista

Jeremy Strong – The Apprentice – A História de Trump

Melhor Argumento Original

Anora

O Brutalista

A Verdadeira Dor

Atentado de 5 de Setembro

A Substância

Melhor Argumento Adaptado

A Complete Unknown

Conclave

Emilia Pérez

Nickel Boys

Sing Sing

Melhor Filme Internacional

Ainda Estou Aqui (Brasil)

Flow (Letónia)

A Semente do Figo Sagrado (Alemanha)

Emilia Pérez (França)

A Rapariga da Agulha (Dinamarca)

Melhor Filme de Animação

Flow

Divertida-Mente 2

Memórias de Um Caracol

Wallace & Gromit: Vengeance Most Foul

Robot Selvagem

Melhor Documentário

Black Box Diaries

No Other Land

Porcelain War

Soundtrack to a Coup d’Etat

Sugarcane

Melhor Fotografia

O Brutalista

Duna: Parte Dois

Emilia Pérez

Maria

Nosferatu

Melhor Edição

Anora

O Brutalista

Conclave

Emilia Pérez

Wicked

Melhor Banda Sonora Original

O Brutalista

Conclave

Emilia Pérez

Wicked

Robot Selvagem

Melhor Canção Original

“El Mal” – Emilia Pérez

“The Journey” – The Six Triple Eight

“Like a Bird” – Sing Sing

“Mi Camino” – Emilia Pérez

“Never Too Late” – Elton John: Never Too Late

Melhor Cenografia

O Brutalista

Conclave

Duna: Parte Dois

Nosferatu

Wicked

Melhor Guarda-Roupa

A Complete Unknown

Conclave

Gladiator II

Nosferatu

Wicked

Melhor Maquilhagem e Cabelo

A Different Man

Emilia Pérez

Nosferatu

A Substância

Wicked

Melhores Efeitos Visuais

Alien: Romulus

Better Man

Duna: Parte Dois

O Reino do Planeta dos Macacos

Wicked

Melhor Som

A Complete Unknown

Duna: Parte Dois

Emilia Pérez

Wicked

Robot Selvagem

Melhor curta-metragem de ação

A Lien

Anuja

I’m Not a Robot

The Last Ranger

The Man Who Could Not Remain Silent

Melhor curta-metragem de animação

Beautiful Men

In the Shadow of the Cypress

Magic Candies

Wander to Wonder

Yuck!

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Death by Numbers

I Am Ready, Warden

Incident

Instruments of a Beating Heart

The Only Girl in the Orchestra

 

  • CINEMAX - RTP c/ AFP
  • 28 Fev 2025 15:23

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