

Pedro Pinho regressa a Cannes com “O Riso e a Faca”
No dia em que o festival completou o alinhamento, entraram também na competição principal novos filmes de Lynne Ramsay e Saeed Roustaee.
“O Riso e a Faca”, filme de Pedro Pinho, produzido por Uma Pedra no Sapato e Terratreme Filmes está confirmado na seleção oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes, que decorre entre 13 e 24 de maio.
A segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho conta com Sérgio Coragem, Cleo Diára e Jonathan Guilherme nos principais papéis e segue a história de Sérgio, engenheiro ambiental português
“O Riso e a Faca”, filme de Pedro Pinho, produzido por Uma Pedra no Sapato e Terratreme Filmes está confirmado na seleção oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes, que decorre entre 13 e 24 de maio.
A segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinha conta com Sérgio Coragem, Cleo Diára e Jonathan Guilherme nos principais papéis e segue a história de Sérgio, engenheiro ambiental português que viaja para uma metrópole da África Ocidental. Ali, trabalha para uma ONG, na construção de uma estrada entre o deserto e a selva, e envolve-se numa relação íntima, mas desequilibrada, com dois habitantes da cidade, Diara e Gui. À medida que se adentra nas dinâmicas neocoloniais da comunidade de expatriados, esse laço frágil torna-se o seu único refúgio perante a solidão ou a barbárie.
Pedro Pinho regressa a Cannes após ter estreado “Fábrica de Nada” (2017), na secção paralela Quinzena dos Cineastas, onde recebeu o prémio FIPRESCI da crítica internacional. Desta vez, integra a secção Un Certain Regard, na seleção oficial do festival, onde se destacam obras com visões de autor singulares e propostas estéticas ousadas.
Cofundador do coletivo de produção Terratreme, Pedro Pinho é autor de, entre outros, “Bab Sebta”, documentário realizado com Frederico Lobo, a média-metragem “Um Fim do Mundo”, e o documentário “As Cidades e as Trocas”, feito a meias com Luísa Homem.
Esta é a segunda longa-metragem portuguesa a integrar a programação do festival, juntando-se a “Entroncamento”, do realizador Pedro Cabeleira, que estará no programa ACID Cannes, paralelo ao festival.
No dia em que o festival francês anunciou o conjunto de filmes que completam a seleção oficial, soube-se ainda que o filme “Magalhães”, do realizador filipino Lav Diaz, coproduzido pela Rosa Filmes, que teve filmagens em Portugal e em Espanha, estará no programa “Cannes Première”. Gael García Bernal interpreta o papel do navegador português que iniciou a viagem de circum-navegação, mas acabou por morrer nas Filipinas. No início de abril, Lav Diaz afirmou que o filme terá cerca de nove horas de duração. Em Cannes deverá ser mostrada uma versão mais curta.
Cannes completa o alinhamento com Lynne Ramsay e Saeed Roustaee
A 20 dias do início, o 78.º Festival de Cannes completou esta quarta-feira o alinhamento, acrescentando dois filmes à corrida à Palma de Ouro, que conta agora com 21 longas-metragens:
“Die, my love”, de Lynne Ramsay, um thriller protagonizado por Jennifer Lawrence e Robert Pattinson, e “Mother and Child”, do iraniano Saeed Roustaee. Em 2023, Roustaee foi condenado a seis meses de prisão no seu país por exibir o seu filme anterior, “Os Irmãos de Leila”, em Cannes.
Na secção Un certain regard, consagrada às novas descobertas, o festival exibirá o primeiro filme realizado por Kristen Stewart, “The chronology of water”. O filme da antiga estrela de “Crepúsculo”, que se tornou uma referência no cinema de autor, acompanha uma jovem que “cresce num ambiente devastado pela violência e pelo álcool” antes de encontrar “refúgio na literatura”.
O Festival exibirá também, numa sessão à meia-noite, o segundo filme de Ethan Coen realizado sem o seu irmão Joel, protagonizado por Margaret Qualley, que se afirmou em 2024 com “A Substância”.
Cannes prestará igualmente homenagem a um dos decanos do cinema francês, o ator e realizador de comédias Pierre Richard, de 90 anos, com a projeção do seu último filme, o primeiro que realiza desde há quase trinta anos, “L’homme qui a vu l’ours qui a vu l’homme” (O Homem que Viu o Urso que Viu o Homem), com estreia nas salas de cinema gaulesas no final de setembro.
A 78.ª edição do Festival de Cinema de Cannes terá início a 13 de maio e a Palma de Ouro será entregue a 24 de maio.
Entre as estrelas esperadas: a atriz Scarlett Johansson à frente e atrás da câmara para o seu primeiro filme, Denzel Washington com um filme de Spike Lee e Robert De Niro para uma homenagem e uma Palma de Ouro honorária. Tom Cruise, por seu lado, deverá apresentar o derradeiro “Missão: Impossível”, fora de competição.
O Festival ainda não anunciou a composição pormenorizada do júri, presidido pela estrela francesa Juliette Binoche.