30 Out 2014 20:47
Para além das épocas, tendências e modas, o melodrama sempre foi uma imagem de marca de algum do melhor cinema francês — de Jean Renoir a André Téchiné, passando por Max Ophüls ou François Truffaut, as narrativas melodramáticas constituem, de facto, uma via muito particular (tematica e esteticamente muito rica) da produção francesa. "Place Vendôme", um título obviamente pertencente a tal tradição, apresenta a particularidade de ser realizado por Nicole Garcia, também uma versátil actriz.
A Place Vendôme é um lugar emblemático da cidade de Paris, espaço turístico mas, sobretudo, território simbólico da riqueza, já que é lá que se situam as mais célebres ourivesarias francesas. O filme de Nicole Garcia centra-se, precisamente, numa mulher, proprietária de uma ourivesaria — a sua dependência do álcool afastou-o dos negócios; o certo é que, depois da morte do marido, uma série de acontecimentos inesperados vai levá-la a um processo de reencontro com a sua própria intimidade.
Quem interpreta a figura central de "Place Vendôme" é Catherine Deneuve. Trata-se de uma personagem que, por assim dizer, combina a sua imagem de glamour com o seu talento — por um lado, Deneuve emerge como símbolo de um certo modelo de elegância e charme; por outro lado, a teia de sentimentos e emoções que a sua presença coloca em cena supera qualquer estereótipo, seja ele do cinema ou da moda. E não há dúvida que Nicole Garcia sabe aplicar o seu savoir faire para ser também uma excelente directora de representação.