18 Jan 2024
“Oppenheimer”, de Christopher Nolan, é o filme mais nomeado para os prémios BAFTA do cinema britânico. Na lista hoje revelada, a biografia do criador da primeira bomba atómica recebeu 13 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador para Christopher Nolan e Melhor Ator para o irlandês Cillian Murphy.
Logo a seguir, “Pobres Criaturas”, a comédia de humor negro inspirada em Frankenstein e realizada por Yorgos Lanthimos, nomeada em 11 categorias, incluindo a de Melhor Atriz para a estrela americana Emma Stone.
O fresco histórico de Martin Scorsese “Os Assassinos da Lua das Flores” recebeu nove nomeações, tal como “A Zona de Interesse”, um filme arrepiante sobre a vida quotidiana do comandante do campo de extermínio nazi de Auschwitz e vencedor do Grande Prémio de Cannes.
O filme francês “Anatomia de uma Queda”, que acompanha o julgamento de uma mulher acusada de matar o marido, teve sete nomeações. É candidato a Melhor Filme, Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Realização para Justine Triet, Melhor Argumento e Melhor Atriz para Sandra Hüller. O vencedor da Palma de Ouro em Cannes confirma o sucesso internacional depois dos Globos de Ouro, onde ganhou dois prémios, e dos Critics Choice Awards. Mantém também a esperança de deixar a sua marca nos Óscares, apesar de não ter sido o escolhido para representar França na categoria de Melhor Filme Internacional.
“A seleção deste ano é muito entusiasmante e penso que a palavra-chave é variedade”, afirmou Sara Putt, presidente dos prémios BAFTA, algo que espera “incentive as pessoas a irem ao cinema”. Os filmes nomeados são “complexos, interessantes, muitas vezes exigentes e requerem verdadeiro empenho por parte do público”, continuou.
Christopher Nolan, Justine Triet, Bradley Cooper (“Maestro”), Jonathan Glazer (“A Zona de Interesse”), Alexander Paine (“The Holdovers”) e Andrew Haigh (“All Of Us Strangers”), todos nomeados para o prémio de Melhor Realizador, nunca ganharam a estatueta antes.
No cinema britânico, o perturbador “Saltburn”, de Emerald Fennell, recebeu cinco nomeações, três delas para os atores Barry Keoghan, Jacob Elordi e Rosamund Pike.
A revelação britânica “How To Have Sex”, da jovem realizadora Molly Manning Walker, que explora a emoção dos primeiros encontros e os limites do consentimento, recebeu três nomeações após ter ganho o prémio Un Certain Regard em Cannes.
A cerimónia dos BAFTA, terá lugar a 18 de fevereiro e, tal como os Globos de Ouro, é uma antecipação dos Óscares, que serão atribuídos em março, em Los Angeles.