Especiais
Quando a caricatura não basta
Bruno Dumont tem consciência dos efeitos perversos de certos modelos da fama televisiva; o certo é que ao abordar os seus mecanismos, no filme "France", fica-se por um simplismo algo demagógico.
17 Jul 2021 2:43
Face ao filme "France", não podíamos estar mais de acordo com a indignação do seu realizador Bruno Dumont. A personagem de France de Moeurs (cujo simbolismo convoca, inevitavelmente, o seu próprio país, França) é uma vedeta mimada de notícias de um canal fictício, nessa medida servindo, de facto, de sintoma dos vícios correntes de alguma informação televisiva — para lá dos truques da fama, alimentados por um "social" profundamente desumanizado, o seu labor é vivido menos como uma observação de factos e mais como uma encenação de notícias…
E, no entanto, "France", para lá do seu desagradável cinismo, é no plano cinematográfico um dos objectos menos interessantes da competição do 74.º Festival de Cannes. Dir-se-ia que se trata apenas de acumular sugestões mecânicas, repetitivas e demagógicas sobre o espaço televisivo, sem outra perspectiva que não seja a banal proliferação de caricaturas grosseiras.
O filme dispersa-se mesmo numa variedade gratuita de registos, reveladora da inconsistência do seu plano narrativo. Passamos, assim, da tragédia em suspenso para momentos de humor (?) que dispensam a caracterização minimamente coerente de cada personagem. Como se bastasse ridicularizar a televisão para compreender e denunciar os elementos e efeitos das suas linguagens.
Desastre habitual neste género de projectos: o massacre dos actores, perdidos no meio da confusão, sem saberem como sustentar as suas "pobres" personagens — Léa Seydoux, na figura central, é a mais prejudicada, apesar (ou precisamente por causa) do seu esforçado trabalho de composição.
+ conteúdos
-
Cinema
DIAMANTE BRUTO: o brilho enganador da fama
Margarida Vaz
28 Mar 2025
-
Cinema
MISERICÓRDIA: intimidade e solidão na França rural
Margarida Vaz
27 Mar 2025
-
Cinema
ON FALLING: a dor, o silêncio e o trabalho
tiago alves
26 Mar 2025
-
Cinema
Festa do Cinema Italiano anuncia programa da 18.ª edição
CINEMAX - RTP
25 Mar 2025
-
Curtas
Il Corto: AMINA e ANIMALIST
CINEMAX - RTP
25 Mar 2025
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
tiago alves
20 Mar 2025
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
AFP
19 Mar 2025
-
Curtas
A 25.ª Monstra no CINEMAX Curtas
CINEMAX - RTP
18 Mar 2025