Realizador do Sri Lanka sucede a Manoel de Oliveira como o mais velho do mundo
O último filme de Lester James Peries, de 95 anos, data de 2006.
Lester James Peries, natural do Sri Lanka, passa a ser o realizador de cinema mais velho do mundo, com 95 anos, depois da morte hoje de Manoel de Oliveira aos 106 anos.
A indicação de consta da lista ‘Oldest Living Great Directors’ (melhores realizadores vivos) da Internet Movie Database (IMDB).
Lester James Peries nasceu a 19 abril de 1919 e tornou-se reconhecido com os filmes "Rekava" (1956),"Baddegama" (1981) e "Wekande Walauwa" (2002). O último filme que realizou foi "Ammawarune", em 2006.
O segundo realizador mais velho é agora Michael Anderson, nascido em Londres em 1920, que ficou conhecido pelos filmes "Fuga no Século XX" (1976), "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" (1956) e a "Esquadrilha Heroica" (1955).
Da lista de cineastas vivos com mais de 90 anos fazem ainda parte o lituano Jonas Mekas (92 anos), o iraniano Ebrahim Galeston (92 anos), o norte-americano Haskell Wexler (93 anos) e o japonês Seijun Suzuki (91 anos), entre outros.
Mickey Rooney (norte-americano), Miklós Jancsó (húngaro) e Alain Resnais (francês) figuravam até 2014, ano em que faleceram, na lista de realizadores mais velhos do mundo.
+ conteúdos
-
Cinema
DIAMANTE BRUTO: o brilho enganador da fama
-
Cinema
MISERICÓRDIA: intimidade e solidão na França rural
-
Cinema
ON FALLING: a dor, o silêncio e o trabalho
-
Cinema
Festa do Cinema Italiano anuncia programa da 18.ª edição
-
Curtas
Il Corto: AMINA e ANIMALIST
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
-
Curtas