20 Nov 2024
Curtas-metragens de Mónica Martins Nunes e Inês Costa sobre o Alentejo e o pós-colonialismo, numa sessão dedicada ao 11.º Porto/Post/Doc.
SORTES
Velhos montes vão caindo vagarosamente sobre a terra. A mesma terra da qual um dia foram erguidos. E sem protesto, voltam a ser só chão, como se não tivessem abrigado gerações de gente lavrando, semeando, ceifando, amassando e comendo o fruto do duro trabalho. Fingindo não ter escutado as estórias, modas, décimas e outras poesias; e testemunhado a seca, o abandono, a fuga para a cidade.
O filme de Mónica Martins Nunes acompanha a vida dos restantes habitantes e os seus animais, espalhados pela Serra de Serpa, no Baixo Alentejo. Ao ritmo do trabalho do campo e pela voz dos poetas populares, torna-se retrato dos que ficaram e réquiem aos que foram.
MEMÓRIAS DE PAU-PRETO E MARFIM
O cinema de animação junta-se aos arquivos familiares. Através das vozes dos avós da realizadora Inês Costa (da avó materna e do avô paterno) recorda-se a ditadura, a guerra e o passado colonial português. Histórias que se libertam das narrativas dominantes sobre a identidade nacional.
Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.
HORÁRIOS: estreia QUINTA 21 de novembro, às 24h00; repete DOMINGO 24 de novembro, após as 24h00, na RTP2.