24 Fev 2023 9:30
Mais de 20 anos após surpreender o público no Festival de Berlim ao ganhar o Urso de Ouro, a animação japonesa está de volta à Berlinale com "Suzume", um road movie sobre uma rapariga a tentar evitar terramotos.
Apresentado quinta-feira, é um dos dois filmes de animação em competição no Festival de Berlim, onde os prémios serão entregues no próximo sábado à noite.
"É um filme de entretenimento que fala de coisas sérias, como o terramoto que atingiu o Japão há 12 anos", disse o realizador Makoto Shinkai numa conferência de imprensa.
"A animação permite-nos chegar a um público muito vasto: idosos que o vêem com os seus netos". E podemos mostrar-lhes temas profundos", acrescentou.
A primeira e única vez que o Urso de Ouro de Berlim foi atribuído a um filme de animação japonês foi em 2002, por "A Viagem de Chihiro", uma fábula filosófico-ecológica de Hayao Miyazaki.
Tal como o mestre Miyazaki, também Makoto Shinkai, de 50 anos, é uma estrela na animação japonesa: o seu filme "Your Name" (2016), que evocou o terramoto e tsunami que devastou o Japão em Março de 2011, é um dos maiores sucessos do género.
Makoto Shinkai disse ter pensado primeiro no público japonês ao fazer o seu novo filme: "Não tínhamos os olhos postos no mercado global e, no entanto, penso que esta abordagem pode permitir abordar assuntos que são realmente universais".
"Suzume", que já era um sucesso no Japão antes da estreia internacional no Berlinale, utiliza ingredientes de vários dos trabalhos anteriores do realizador: uma história de amor entre adolescentes, tendo como pano de fundo a ocorrência de catástrofes naturais.
O seu filme anterior, "Crianças do Tempo", inspirou-se no mau tempo causado pelas alterações climáticas.
Em "Suzume", o realizador escolheu que a heroína, uma órfã criada pela sua tia, viajasse pelo Japão. "Coloco muita ênfase em lugares abandonados, resultantes de catástrofes naturais mas também do despovoamento do país", disse Makoto Shinka.
O segundo filme de animação em competição entre as 19 longas-metragens da selecção principal, "Art College 1994", é da autoria do cineasta chinês Liu Jan.