13 Nov 2015 23:46
* LEFFEST — sábado, 14 Novembro
Nome fulcral da história do cinema alemão, Hans-Jürgen Syberberg (n. 1935) está presente na nona edição do LEFFEST. Hoje, na sessão de "Fausto, por Syberberg", participa numa conversa com João Barrento.
Na genealogia do Novo Cinema alemão, Syberberg pode considerar-se uma personalidade tão importante quanto marginal. De facto, através de títulos como "Ludwig: Requiem para um Rei Virgem" (1972), "Karl May" (1974), "Hitler: um Filme da Alemanha" (1977) ou "Parsifal" (1982), definiu um singularíssimo espaço de expressão, capaz de conciliar a paixão formal da ópera com uma depurada reflexão sobre as convulsões interiores do espírito alemão [video: abertura de "Ludwig", sem legendas].
Também convidada do certame, Laurie Anderson vem apresentar o seu filme "Heart of a Dog", pessoalíssima reflexão marcada, em particular, pelas mortes recentes da sua mãe e do marido, Lou Reed. Destaque ainda para a projecção de "A Ilha dos Amores" (1982), de Paulo Rocha, título integrado na homenagem a Luís Miguel Cintra.