29 Nov 2021 11:29

"The Last Shelter", do realizador maliano Ousmane Samassekou, venceu a Competição Internacional da 8.ª edição do Porto/Post/Doc, anunciou sábado a organização. A partir da cidade de Gao, na fronteira do deserto do Sahel, Samassekou retrata aqueles que chegam, ficam e partem da “Casa dos Migrantes”, um local de repouso e passagem para os que se deslocam esperançosos, a caminho da Europa, mas também para os que voltam, cabisbaixos, sem saber se ainda terão um lugar ao qual regressar.

Tiago Afonso recebeu o prémio da competição Cinema Falado, consagrada ao cinema em língua portuguesa, com "Distopia". Após ter acompanhado durante treze anos as mudanças na sua cidade, o portuense aborda os agressivos passos a caminho da gentrificação que o Porto tem vindo a sofrer com a saída de diferentes grupos, como a comunidade cigana do Bacelo, a população do Bairro do Aleixo, ou os vendedores da Feira da Vandoma.

No regresso a um formato com presença de público, o festival portuense apresentou quase 100 filmes repartidos por seis espaços da cidade do Porto. Começou a 20 de novembro e termina terça-feira, 30 de novembro, com a apresentação do espectáculo "As filhas do Fogo", de Pedro Costa com os Músicos do Tejo, no Coliseu do Porto.

PALMARÉS PORTO/POST/DOC 2021

Competição Internacional

Grande Prémio
THE LAST SHELTER, Ousmane Samassekou

Menção Honrosa
BEATRIX, Lilith Kraxner, Milena Czernovsky

Competição Cinema Falado

DISTOPIA, Tiago Afonso

Prémio Cinema Novo

FRUTO DO VOSSO VENTRE, Fábio Silva

Competição Transmission

NUEVE SEVILLAS, Gonzalo García Pelayo, Pedro G. Romero

Menção Honrosa

KAREN DALTON: IN MY OWN TIME, Richard Peete, Robert Yapkowtiz

Prémio Arché

À PROCURA DA ESTRELA, Carlos Martínez-Peñalver Mas

Prémio Teenage

GABI, BETWEEN AGES 8 AND 13, Engeli Broberg

  • CINEMAX
  • 29 Nov 2021 11:29

+ conteúdos