6 Mai 2020 23:07
Mesmo o cidadão mais distraído já terá ouvido falar (e, por certo, viu imagens) da International Space Station (ISS) — um hiper-sofisticado laboratório espacial, em órbita "baixa" (até um máximo de 2000 km de distância da Terra), que resulta da colaboração de cinco agências espaciais de outros tantos países. A saber: NASA (EUA), Roscosmos (Rússia), ESA (Europa), CSA (Canadá) e JAXA (Japão).
Pois bem, a ISS deverá ser o cenário de um próximo filme de Tom Cruise. Entenda-se: não o cenário "reconstruído" em que tem lugar a acção, mas o cenário onde, de facto, vai decorrer a rodagem.
A notícia vem de fonte segura. Foi Jim Bridesntein, administrador da NASA, que escreveu num tweet: "A NASA está entusiasmada por ir trabalhar com Tom Cruise num filme a bordo da Space Sation. Necessitamos que os meios de comunicação mais populares inspirem uma nova geração de engenheiros e cientistas, de modo a tornar realidade os ambiciosos planos da NASA."
Sabe-se também que Elon Musk, fundador da SpaceX (empresa dedicada ao desenvolvimento do transporte espacial) e cérebro criativo dos automóveis Tesla, estará envolvido no projecto, não sendo conhecidos quaisquer dados sobre argumento e realização — será, em qualquer caso, um filme de "acção & aventura".
Para já, Cruise trabalha nos capítulos 7 e 8 de "Missão Impossível". Na sequência de mudanças nos calendários de rodagem, motivadas pela pandemia, as respectivas datas de estreia foram alteradas — serão, respectivamente, 19 de novembro de 2021 e 27 de maio de 2022.