18 Jun 2024
Despedida das curtas-metragens restauradas pelo projeto FILMar, com uma sessão gravada no ANIM – Arquivo Nacional de Imagens em Movimento. O coordenador do projeto, Tiago Bartolomeu Costa, junta-se a Tiago Alves na apresentação de três filmes, com música ao vivo por Filipe Raposo.
Desenvolvido pela Cinemateca Portuguesa entre fevereiro de 2020 e abril de 2024, o projeto FILMar restaurou e transpôs para formato digital 267 títulos de património cinematográfico nacional. Com suporte financeiro europeu e parcerias internacionais, o FILMar teve como objetivo a identificação, preservação, digitalização e difusão do cinema português relacionado com o mar.
O CINEMAX apoiou a iniciativa, numa relação que se prolongou até agora e que resultou em 20 curtas-metragens exibidas no CINEMAX CURTAS da RTP2, vistas por 180 mil espectadores.
O NAUFRÁFIO DO VERONESE, de 1913, Invicta Film, documenta o naufrágio de um paquete transatlântico que encalhou perto da praia da Boa Nova, em Matosinhos, e as impressionantes operações de salvamento da tripulação através de um cabo suspenso.
LAGOA, de 1929, é um documentário com imagens da vila algarvia e dos arredores, a colina de Porches, o cine-teatro, o largo da igreja e a praia do Carvoeiro.
TRÁFEGO E ESTIVA, realizado por Manuel Guimarães, de 1968. Documentário sobre a Lisboa ribeirinha, mostra as operações de tráfego e estiva no porto de Lisboa.
Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.
HORÁRIOS: estreia QUINTA 20 de junho às 23h45; repete DOMINGO 23 de junho após as 24h00 na RTP2.