

Werner Herzog recebe prémio de carreira em Veneza
O cineasta alemão, conhecido por obras como "Fitzcarraldo" e "Aguirre", receberá o Leão de Ouro pela sua carreira durante o festival que terá lugar entre 27 de agosto e 6 de setembro.
Werner Herzog, o realizador alemão de “Fitzcarraldo”, “Aguirre, a Cólera dos Deuses”, ou “Encontros no Fim do Mundo” será galardoado com o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Cinema de Veneza deste ano, informaram os organizadores na terça-feira.
Reconhecido pelo estilo cinematográfico intenso e distinto, Herzog, 81 anos, escreveu, produziu e realizou cerca de 70 filmes, ganhando elogios tanto pelo seu trabalho de ficção como de documentário.
Também participou como ator em mais de 30 filmes e programas de televisão.
“Sempre tentei ser um bom soldado do cinema e isto parece-me uma medalha pelo meu trabalho. Obrigado”, disse Herzog numa declaração, acrescentando que ainda não se retirou.
De momento, está na Irlanda a filmar “Bucking Fastard” com as irmãs Rooney e Kate Mara e completou o documentário “Ghost Elephants” em África nas últimas semanas.
O diretor artístico do festival de Veneza, Alberto Barbera, descreveu Herzog como um “explorador incansável” que ultrapassou os limites do cinema e da narrativa ao longo da sua carreira.
A 82.ª edição do Festival de Cinema de Veneza decorrerá de 27 de agosto a 6 de setembro de 2025. O alinhamento dos filmes em competição será revelado em julho.