Wim Wenders e Jonathan Demme no LEFF
Os dois cineastas serão homenageados na 9ª edição do Lisbon and Estoril Film Festival que convoca, novamente, uma série de talentos das diversas artes.
14 Out 2015 19:49
Os realizadores Wim Wenders e Jonathan Demme estarão em novembro no Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), onde serão homenageados. O mesmo sucederá com ator e encenador Luís Miguel Cintra.
Paulo Branco, o diretor do festival, destaca a homenagem a Luís Miguel Cintra, "o maior ator português, que atravessa tudo o que de mais importante se fez no cinema e no teatro." Haverá projeção de filmes nos quais participou e leitura de poemas pelo próprio ator.
Wim Wenders, o realizador alemão que tem uma antiga ligação a Portugal, estará de regresso para apresentar uma exposição inédita de fotografia, no Museu da Água, com imagens captadas no país quando rodou "O Estado das Coisas" (1982) e "Viagem a Lisboa".
Os dois filmes integram um curto ciclo que contará também com a exibição da mais recente obra, "Every thing will be fine", e uma versão longa de "Até ao fim do mundo" (1991), que inclui a participação de Amália Rodrigues.
O diretor do festival referiu ainda a presença do realizador norte-americano Jonathan Demme, autor de filmes como "O silêncio dos Inocentes", "Filadélfia", "Selvagem e Perigosa" e o recente "Ricki and Flash".
A par dos convidados internacionais, de várias áreas artísticas, o LEFF apresentará alguns dos filmes exibidos – e em alguns casos premiados – ao longo dos últimos meses em festivais internacionais.
"Mia Madre", de Nanni Moretti, "Heart of a Dog", que Laurie Anderson mostrará em Portugal, "Right now, Wrong Then", de Hong Sang-Soo, e "Cavaleiro de Copas", de Terrence Malick, – filme que encerrará o festival -, são quatro das obras selecionadas.
A abertura do festival acontecerá com dois filmes: "Anomalisa", animação de Charlie Kaufman e Duke Johnson, grande prémio do júri no festival de Veneza, e "Our Brand is Crisis", de David Gordon Green.
Há dois filmes portugueses no programa: "Montanha", de João Salaviza, seleccionado para a competição, e "Jogo de Damas", de Patrícia Sequeira.
Os escritores Don DeLillo, Hélia Correia – Prémio Camões 2015 – e John Berger e os realizadores Elia Suleiman e Benoît Jacqout também estarão no festival. Para Paulo Branco, é "absolutamente essencial que os espectadores possam ter acesso direto às conversas com eles, em debates e ‘masterclasses’".
O realizador russo Andrei Tarkovsky, falecido em 1986, e o pai, o poeta Arseni Tarkovsky, também serão evocados no LEFF.
O filho mais novo de Andrei Tarkovsky – que tem o nome do pai – estará em Portugal como elemento do júri da competição.
O filósofo José Gil será o curador de um simpósio sobre loucura e criação artística.
Toda a programação, cuja lista de convidados será atualizada nas próximas semanas, pode ser consultada em www.leffest.com.
A nona edição decorrerá de 06 a 15 de novembro em vários espaços dos concelhos de Lisboa e Cascais.