

O RISO E A FACA com prémio de interpretação para Cleo Diára em Cannes
O filme português, que competiu na secção Un Certain Regard da seleção oficial, recebeu o prémio de melhor interpretação, entregue a Cleo Diára.
“O Riso e a Faca”, filme de Pedro Pinho, recebeu o prémio de melhor interpretação da secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, entregue à atriz Cleo Diára.
Produzida por Uma Pedra no Sapato e Terratreme Filmes, a segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho segue a história de um engenheiro ambiental português que viaja para uma cidade da África Ocidental. Trabalha para uma ONG, na construção de uma estrada entre o deserto e a selva, e envolve-se numa relação íntima, mas desequilibrada, com dois habitantes da cidade.
À medida que se adentra nas dinâmicas neocoloniais da comunidade de expatriados, esse laço frágil torna-se o seu único refúgio perante a solidão ou a barbárie.
Cleo Diára tem uma carreira cruzada entre o teatro e o cinema, onde integrou o elenco de filmes como “Diamantino”, “Verão Danado” e curtas premiadas como “Nha Mila”. Também passou pela televisão, em séries como “Vai Ficar Tudo Bem”.
Pedro Pinho regressou a Cannes após ter estreado “Fábrica de Nada” (2017), na secção paralela Quinzena dos Cineastas, onde recebeu o prémio FIPRESCI da crítica internacional. Desta vez, integrou a secção Un Certain Regard, na seleção oficial do festival, onde se destacam obras com visões de autor singulares e propostas estéticas ousadas.
Cofundador do coletivo de produção Terratreme, Pedro Pinho é autor de, entre outros, “Bab Sebta”, documentário realizado com Frederico Lobo, a média-metragem “Um Fim do Mundo”, e o documentário “As Cidades e as Trocas”, feito a meias com Luísa Homem.
Palmarés Un Certain Regard
Prix Un Certain Regard: “La misteriosa mirada del flamenco”, Diego Céspedes
Prémio do Júri: “Un Poeta”, Simón Mesa Soto
Melhor argumento: Harry Lighton, “Pillion”
Melhor interpretação: Cléo Diara, “O Riso e a Faca” e Frank Dillane, “Urchin”
Melhor realização: Tarzan e Arab Nasser, “Era Uma Vez em Gaza”
O Festival de Cannes termina este sábado com a entrega da Palma de Ouro para a competição principal.