Saltar para o conteúdo principal

21 Ago 2025

O ator e realizador norte-americano Kevin Spacey vai estar no próximo Festival de Cinema de Veneza, onde promoverá “Holiguards Saga — The Portal of Force”, a sua primeira longa-metragem enquanto realizador em mais de duas décadas.

Spacey, duas vezes vencedor de um Óscar, vai apresentar o projeto num evento paralelo, fora da seleção oficial, à semelhança do que aconteceu em Cannes, no início do verão, onde esteve a promover outro filme. Está previsto um jantar de gala a 29 de agosto durante o qual será apresentado o trailer de “Holiguards Saga”, escrito pelo cazaque Lado Okhotnikov e pelo russo Sergey Torchilin

O festival, que decorre entre 27 de agosto e 6 de setembro, confirmou que não existe qualquer sessão oficial dedicada ao ator que não está presente no Lido há cerca de 20 anos.

Rodado no México entre 2023 e 2024, “Holiguards Saga – The Portal of Force” é um thriller de ficção científica que envolve o confronto entre duas fações sobrenaturais, os Holiguards e os Statiguards. O protagonista, descendente de ambas as linhagens, é chamado a evitar uma catástrofe iminente, enquanto os Statiguards planeiam um ataque nuclear a Paris com recurso a tecnologias de controlo mental e energia cósmica.

O elenco integra, além de Kevin Spacey, Dolph Lundgren, Tyrese Gibson, Brianna Hildebrand, Disha Patani, Eric Roberts e Lado Okhotnikov. A produção envolve empresas dos Estados Unidos, México, Índia e Emirados Árabes Unidos e será a primeira longa-metragem da Elledgy Media, propriedade de Elvira Gavrilova Paterson, uma empresária ucraniana que vive em Portugal.

Nos últimos anos, Spackey foi absolvido em vários processos judiciais que envolveram acusações de agressão sexual no Reino Unido e foi considerado “não responsável” num processo civil nos Estados Unidos. Contudo, enfrenta atualmente uma nova ação judicial movida por um ator britânico, na sequência de um documentário emitido em 2024.

Spacey tem regressado gradualmente ao trabalho em produções independentes. Em junho, no Italian Global Series Festival, em Rimini, afirmou estar “entusiasmado por voltar a trabalhar de forma substancial” e deixou claro que, embora perdoe “os que se apressaram a julgar”, não voltará a colaborar com eles.

Ainda assim, Spacey continua a ser convidado para projetos fora do circuito tradicional de Hollywood, em pequenas produções como “The Man Who Drew God”, “The Awakening”, “Peter Five Eight” e “1780”.

“Holiguards Saga – The Portal of Force” é o terceiro filme de Spacey como realizador após “Albino Alligator” (1996) e “Bobby Darin – O Amor é Eterno” (2004).

  • CINEMAX - RTP
  • 21 Ago 2025 13:42

+ conteúdos