Teresa Villaverde no CINEMAX
As duas últimas curtas-metragens da realizadora, em complemento à estreia do filme "Justa" que se estreia nos cinemas, a 4 de dezembro.
As duas curtas mais recentes da realizadora portuguesa Teresa Villaverde compõem a próxima sessão do CINEMAX CURTAS e anunciam a estreia de “Justa”, longa-metragem que chega esta semana às salas. Ficção baseada na tragédia de Pedrogão Grande, acompanha um núcleo de pessoas que perderam familiares próximos nos grandes incêndios de 2017 e que atravessam o processo de aprender a viver depois de tudo o que perderam.
SIX PORTRAITS OF PAIN, Experimental, Portugal, 2019
O desejo de António Pinho Vargas dar corpo a seis ensaios poéticos de Gilles Deleuze, Espinoza, Thomas Bernhard, Manuel Gusmão, Paul Celan e Anna Akhmátova, foi o ponto de partida para Teresa Villaverde criar este documentário experimental, uma “banda cinematográfica” de uma partitura musical.
OÙ EN ÊTES-VOUS, TERESA VILLAVERDE?, Documentário, Portugal, França, 2019
No Rio de Janeiro, os habitantes do bairro da Mangueira seguem numa tela a emissão da televisão onde os jurados vão atribuindo os votos a cada escola de samba. Em 2019, a Mangueira levou ao sambódromo um samba forte, corajoso, de resistência ao que se passa no Brasil neste momento. O filme testemunha a tensão na espera do resultado final e a enorme alegria de todas as gerações na vitória da Mangueira, campeã do Carnaval de 2019.
Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.
HORÁRIOS: estreia QUINTA, 4 de dezembro, repete DOMINGO, 7 de dezembro, às 24h00, na RTP2.