15 Abr 2014 11:51
A imagem gráfica da próxima edição do Festival de Cannes é baseada num fotograma do filme “8 ½”, de Federico Fellini, que foi apresentado na Selecção Oficial em 1963.
Recorrendo a uma imagem de Marcello Mastroianni num filme clássico de Federico Fellini, o festival pretende celebrar um cinema que é livre e aberto ao mundo , reconhecendo mais uma vez a importância artística do cinema italiano e europeu através de uma das suas figuras mais estelares.
“A maneira como ele olha para nós, por cima dos seus óculos escuros, atrai-nos diretamente para uma promessa de felicidade cinematográfica mundial”, explica o designer do cartaz. E transmite “a felicidade de experimentar o Festival de Cannes em conjunto. ”
Nos seus filmes, Marcello Mastroianni representava tudo o que era mais inovador, não-conformista e poético sobre cinema. Ao ver o cartaz pela primeira vez , Chiara Mastroianni, a filha do ator, disse simplesmente: “Estou muito orgulhosa e emocionada por Cannes homemagear o meu pai com este cartaz. Acho que é muito bonito e moderno, com uma ironia doce e um sentido tradicional de desapego”.
O cartaz do 67º festival de Cannes é assinado pela Lagency/Taste, Paris.