18 Abr 2014 17:56
A longa-metragem "Pontes de Sarajevo" é composta por 13 curtas-metragens de realizadores europeus – o segmento português é realizado por Teresa Villaverde.
Os pequenos filmes foram produzidos e realizados para assinalar em junho de 2014 o centenário da I Guerra Mundial que muitos consideram ter sido despoletada com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando em Sarajevo.
Cem anos depois, "Pontes de Sarajevo" mergulha na memória. Recorrendo a imaginários de artistas de diferentes idades e olhares, incluindo, Aida Begic, que realmente viveu em Sarajevo durante o Cerco, teremos Jean-Luc Godard, Cristi Puiu, Ursula Meier, Vincenzo Marra, Marc Rechã, Sergei Loznitsa, Isild Le Besco, Leonardo Di Constanzo, Vladimir Perisic, Angela Schanelec e a portuguesa Teresa Villaverde.
À frente de "Pontes de Sarajevo" estão os produtores Ukbar Filmes em co-produção com Cineteve (França), Band a Part (Suíça), Mir Cinematográfica (Itália), Unafilms (Alemanha), Obala Art Center (Bósnia) e Waterfront Film (Bulgária) com o apoio em todos estes países, nomeadamente do ICA/MC, RTP, France 2, RAI Cinema, Trentino Film Comission, Mibac, Cineforum, TSR-RTS, MedienBord Berlin Brandenburd. As vendas internacionais já estão asseguradas pela Rezo Films.
Em Portugal foi também realizado toda a animação do filme que com a direcção criativa do desenhador belga François Shuiten ("As Cidades Obscuras")posta em prática por um conjunto de 20 animadores portugueses liderados pelo realizador português de animação Luis da Matta Almeida.