24 Mai 2014 0:29
O 67º Festival de Cannes poderá ter um desfecho histórico caso reforce o estatuto de realizadores que já foram premiados com a Palma de Ouro. Entre os favoritos está o britânico Mike Lee, que pode ganhar a segunda Palma de Ouro com "Mr. Turner", o filme biográfico dedicado ao pintor Wilkiam Turner.
Também os realizadores e irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne espreitam a oportunidade de ganhar a terceira Palma de Ouro com o drama realista "Deux Jours, Une Nuit", onde abordam a degradação das condições de trabalho.
"Leviathan", o quarto filme de Andrei Zvyagintsev, consolida a dimensão internacional do cineasta russo – se este drama contemporâneo sobre a falência de valores na sociedade russa for consagrado com a Palma de Ouro, isso colocará Zvyagintsev no grupo restrito de cinestas premiados em Cannes e em Veneza. Há 11 anos o realizador teve uma estreia auspiciosa quando a sua primeira longa-metragem, "O Regresso", foi consagrada com o Leão de Ouro.
Aos 25 anos, o canadiano Xavier Dolan gerou imenso entusiamos com uma comédia empolgante e afetiva sobre a relação entre um adolescente, com um comportamento problemático, e a sua mãe solteira, que é incapaz de ter mão no filho. "Mommy" é o filme mais popular do festival e além dos imentos aplausos pode valer a primeira Palma para Dolan.
Finalmente, o turco Nuri Bilge Ceylan surge entre os favoritos. Já esteve seis vezes em competição, ganhou o prémio de realização e por duas vezes o Grande Prémio do Júri. Falta-lhe a Palma de Ouro. O filme "Winter Sleep", sobre um triângulo emocional, é um dos acontecimentos do festival.