16 Ago 2014 16:18

O realizador português Pedro Costa recebeu hoje o prémio de Melhor Realizador na edição 2014 do Festival de Locarno, na Suíça, pelo seu filme "Cavalo Dinheiro".

Além de melhor realização, Pedro Costa foi também distinguido em
Locarno com uma menção especial do Prémio FICC/IFFS (Federação
Internacional de Cineclubes).

A mais recente longa-metragem do realizador português, foi exibida pela primeira fez em público nesta 67.ª edição do certame e assinala o regresso de Costa à personagem Ventura e
ao universo do bairro das Fontainhas, depois de "Ossos", "No Quarto de Vanda" e
"Juventude em Marcha".

O Leopardo de Ouro, prémio mais importante do festival de cinema suíço, foi atribuído a "Mula Sa Kung Ano Ang Noon" (From What Is Before), do filipino Lav Diaz.

Para os EUA foi o Prémio Especial do Juri com "Listen Up Philip", de Alex Ross Perry, enquanto "Ventos de Agosto", do brasileiro Gabriel Mascaro, recebeu uma menção especial.

O prémio para a Melhor Primeira Obra, foi para uma coprodução portuguesa, "Songs from the North", da realizadora coreana Soon-Mi Yoo.
 
Na representação, o Leopardo para a Melhor Atriz foi atribuído a Ariane Labed, no filme francês "Fidelio, L"Odyssée d"Alice", de Lucie Borleteau enquanto o prémio da melhor interpretação masculina foi para Artem Bystrov, no filme "Durak" (The Fool), do russo Yury Bykov.

  • CINEMAX (com Lusa)
  • 16 Ago 2014 16:18

+ conteúdos