15 Out 2014 0:22
Este ano, o lançamento de "Maléfica", com Angelina Jolie, não pôde deixar de suscitar os mais diversos paralelismos com outras produções com chancela dos estúdios Disney. A começar, claro, pelo filme de desenhos animados em que Maléfica é também uma personagem central: "A Bela Adormecida", uma das derradeiras proezas do género que o próprio Walt Disney ainda acompanhou (viria a falecer cerca de sete anos mais tarde, em 1966).
Naturalmente, "A Bela Adormecida" tem como centro, não exactamente, a personagem do Mal, mas sim a Princesa Aurora, a Bela Adormecida. E se é verdade que o filme não pertence à galeria dos grandes clássicos de Disney (em paralelo, por exemplo, com "Pinóquio" ou "Bambi", respectivamente de 1940 e 1942), não é menos verdade que, na altura, traduziu uma aposta renovadora em certos modelos de desenho, figuração e tratamento das cores.
Além do mais, "A Bela Adormecida" envolveu uma importantíssima experiência técnica: foi a primeira produção do género a ser fotografada em película de 70 mm. Vale a pena recordar que, na altura, tal formato era apanágio de grandes épicos — 1959 foi também o ano, por exemplo, de "Ben-Hur", de William Wyler.