Uma banda de heavy metal toca num palco meio perdido na escuridão e o som poderoso da guitarra atravessa uma cortina de fumo. Mas a noite tem muitos palcos e quando o concerto acaba, um dos elementos regressa a casa sozinho, em silêncio. À sua espera está um apartamento quase vazio e uma avó a precisar de companhia.
"Noite", do realizador portuense Flávio Pires, foi a ficção vencedora do Prémio Melhor Curta Nacional do festival Córtex 2012. O filme é exibido no Cinemax curtas no âmbito da parceria com o festival de cinema de Sintra que decorre nos próximos dias 12/15 de fevereiro.
Nesta sessão #14 vamos entrar no "Balança", um bar-fetiche com largas doses de engate e comida onde só é permitida a entrada a pessoas de peso, um jovem procura companhia feminina.
O realizador Rui Falcão é natural de Miranda do Douro. "Balança" foi produzido no Porto para a conclusão do mestrado de realização pela Escola Superior Artística do Porto sem qualquer apoio monetário. O filme estreou na Roménia em Março de 2014, foi seleccionado em 40 festivais de 25 países. Foi premiado 7 vezes, destacando-se os prémios de melhor realizador no Festival de Arouca, do júri no festival de estudante Cinemaiubit, na Roménia, e uma menção honrosa no Douro Film Harvest.
Finalmente, no âmbito da habitual colaboração com o festival mobile Super 9, será exibido o filme ""Errante",de Luís Portas, arquiteto, escritor natural do Porto que reside em Xangai.
"Errante" foi o primeiro filme do Luís Portas. Neste momento projeta uma média-metragem filmada apenas com telemóveis.
Para Luís Portas o futuro do cinema passa pelo celular … "Primeiro porque as grandes produções internacionais já usam câmeras mais pequenas e resistentes para captar acção e para trazer o espectador para o interior da acção. E segundo, porque os telemóveis estão cada vez mais evoluídos"