"O Grande Monteleone" foi realizado pelo João Leitão, que fez o "Um Mundo Catita", exibido na RTP2. É também o responsável por "Capitão Falcão" que esteve no MOTELx, tornando-se num fenómeno viral e longa-metragem com estreia marcada para 2015.
"O Grande Monteleone" teve estreia no Shortcutz Porto e, mais tarde, passou também pelo Shortcutz Lisboa, tendo arrecadado oito prémios anuais: melhor curta, melhor curta rede Shortcutz, realizador, ator, argumento, fotografia, música original e montagem.
O Cinemax exibe o filme de João Leitão numa parceria com a rede Shortcutz, um movimento de curtas-metragens, que teve início em Lisboa em 2010 e que entretanto já se espalhou por várias cidades (Porto, Viseu, Faro, Amsterdão, Berlim, Londres).
O filme é selecionado pelo Shortcutz Lisboa, cujas sessões acontecem todas as terças-feiras, às 22h, no bar O Bom, o Mau e o Vilão.
Melhor curta-metragem de animação Monstra 2014
Nesta sessão #18 iniciamos uma parceria com a Monstra, o festival de cinema animado – a 15ª edição decorre em Lisboa entre 12 e 22 de março 2015.
Boles trailer from Spela Cadez on Vimeo.
O primeiro filme selecionado no âmbito dessa parceria é "Boles" de Spela Cadez, uma animadora e realizadora eslovaca, formada em Design de Comunicação Visual (2002), em Liubliana, e na Academia de Media Arts, em Colónia.
Desde 2008 Spela Cadez tem trabalhado como produtora e realizadora de filmes de animação independentes. O seu filme mais recente, "Boles", foi mundialmente exibido, e recebeu quase 40 prémios, distinções e nomeações, incluindo o de melhor curta-metragem animada na edição 2014 do festival.
Durante este mês de março, o trabalho de Spela Cadez pode ser apreciado numa exposição no Museu da Marioneta em Lisboa.
A sessão fica completa coma exibição de "10 Milhões – Matos", um filme centrado num homem desempregado. Matos fechou a empresa e cansou-se de procurar emprego porque a idade era um obstáculo recorrente. Perdeu a vontade de abrir a porta e sair. A música e os afetos são hoje o seu único escape.
Pedro Magano realizou este documentário que propõe um retrato sobre a crise social e económica portuguesa, em 2014.
Magano licenciou-se na Escola Superior de Música Artes e Espetáculo (ESMAE). Atualmente está a filmar "Luto Salgado", documentário sobre os pescadores de bacalhau portugueses que ficaram sepultados no Canadá, e desevolve outros projetos de documentário sobre a cultura portuguesa.