Se Hitler triunfasse como viveriamos hoje? Esta é questão prévia à narrativa ficcionada no filme "Falha do Sistema" de José Miguel Moreira. Neste filme há uma sociedade controlada pelo Sistema, uma variante nazi do Big Brother que limita a privacidade dos cidadãos. J
João tem um encontro amoroso com uma judia perseguida. O inspetor que vigia o par descobre que a mulher era Leonor…a sua neta. Os três papéis principais de "Falha do Sitema" são interpretados por Pedro Lamares, José Pinto e Gracinda Nave. O filme venceu o grande prémio de ficção do Farcume – festival de curtas-metragens de Faro.
Esta é a terceira curta-metragem de José Miguel Moreira, realizador a argumentista formado em produção e realização no ESMAE, Escola Superior de Música Artes e Espetáculo.
Nesta sessão #19 iremos exibir "Sunny Day", um filme selecionado pela Monstra, o festival de cinema animado cuja a 15ª edição decorre em Lisboa entre 12 e 22 de março 2015.
Trata-se de uma animação desenhada à mão do israelita Gil Alkabetz que recebeu 20 prémios incluindo melhor filme para público infantil na Monstra, o Indiejúnior na ediçao do Indie Lisboa e uma menção honrosa no Cinanima.
A sessão fica completa com a exibição de "A Casa", o segundo filme de André Gil da Mata. É um documentário sobre o lugar onde a avó do realizador viveu. O filme é selecionado pelo Shortcutz Express Vila Real