5 Mai 2015 16:43

A Argentina é o mais recente país a ter uma mostra de cinema em Portugal. O AR 1º Festival de Cinema Argentino, realiza-se entre 14 e 17 de Maio, com organização da Vaivem, uma produtora e distribuidora audiovisual com base em Buenos Aires e Lisboa.

Para a edição de estreia, a Vaivem tem como intenção esboçar uma panorâmica sobre o momento atual que
está a viver o cinema argentino com o que de
mais recente se produz nesse país.

Os filmes escolhidos são de 2014, quase todos inéditos e compõem um conjunto de seis longas-metragens de ficção, dois documentários e oito curtas-metragens selecionadas do projeto "Sucesos Intervenidos", uma iniciativa do Museo del Cine Pablo C. Ducrós Hicken, de Buenos Aires, cujo objetivo foi chamar a atenção para a digitalização de arquivos cinematográficos.

Os documentários, de acordo com a organização do festival, situam-se numa zona menos tradicional; "Carta a un Padre", de Edgardo Cozarinky, trabalha sobre a cartografia pessoal do próprio realizador e "Living Stars", de Gastón Duprat e Mariano Cohn, leva a democratização do ecrã ao mais extremo limite.

Nas longas-metragens de fição, serão exibidas as primeira obras "Mauro", de Hernán Rosselli, e "La Salada", de Juan Martín Hsu. "Dos Disparos", de Martín Rejtman, "El Escarabajo de Oro", de Alejo Moguillansky, "La Princesa de Francia", de Matias Piñeiro, e "Lulú", de Luis Ortega, são filmes de cineastas consagrados, com presença assídua nos principais festivais internacionais.

A abertura oficial do AR, terá lugar a 14 de Maio às 19h00 ,no Cinema São Jorge, com o patrocínio da Embaixada de Argentina. As 20h00 será projectado na sala 3 o filme de abertura, "El Escarabajo de Oro", de Alejo Mogillansky e Fia-Stina Sandlund, só para convidados.

Detalhes da programação

"Sucesos Intervenidos", de vários realizadores
Curtas-metragens / 2014 / 5’
Exibidas em todas as sessões.

O Museo del Cine Pablo C. Ducrós Hicken de Buenos Aires possui entre as suas coleções o arquivo fílmico completo de Sucesos Argentinos. Descoberto em 1938, foi durante 40 anos o maior dos “telejornais” cinematográficos latino-americanos. Em 2013, um grupo de reconhecidos realizadores argentinos foi convocado para dirigir um série de curtas-metragens com material proveniente de Sucesos Argentinos.

"Carta a un Padre", Edgardo Cozarinsky
Documentário / 2014 / 65’
5ª feira 22h00; Domingo 14h00

Um realizador à procura do rasto do pai descobre ligações inesperadas com uma genealogia feita de quebras. O avô é um dos “judeus gaúchos”, no final do séc. XIX. O pai é oficial da marinha. Ele é um reconhecido escritor e realizador argentino.

"Dos Disparos", Martín Rejtman
Ficção / 2014 / 104’
6ª feira 22h00; Domingo 16h00

Literalmente, dois disparos desencadeiam esta história. Uma madrugada, Mariano, um adolescente de 17 anos, encontra um revólver em casa e, sem pensar, aponta a arma e dispara duas vezes. Sobrevive. Ninguém está desesperado nem antes nem depois desta ação.

"El Escarabajo de Oro", Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund
Ficção / 2014 / 100’
5ª feira Abertura; Sábado 18h00

A proposta lançada pelo festival dinamarquês CPH:DOX, tão politicamente correta quanto esotérica, consiste em juntar dois realizadores, um europeu e outro de um país “emergente”. Neste encontro entre Sandlund, uma artista sueca ultra feminista, e Moguillansky, um irreverente cineasta argentino, surge um retrato lúdico das contradições no financiamento e produção internacional.


"La Princesa de Francia"
, Matías Piñeiro
Ficção / 2014 / 70′
Sábado 20h00; Domingo 18h00

Depois da morte do seu pai no México, Víctor regressa a Buenos Aires e traz consigo um projeto: realizar uma série latino-americana de teatro radiofónico, gravando um piloto do último espetáculo que fez com a sua companhia de teatro, Love’s Labour’s Lost (Trabalhos de Amor Perdidos), de W. Shakespeare.


"La Salada"
, Juan Martín Hsu
Ficção / 2014 / 91’
5ª feira 18h00; Domingo 20h00

A Salada é uma enorme feira, tão caótica como fascinante pela sua diversidade, que se realiza num subúrbio da zona sul de Buenos Aires e que funciona como um fresco da experiência do novo imigrante na Argentina.

"Living Stars", Gastón Duprat e Mariano Cohn
Documentário / 2014 / 73’
Sábado 14h00; Domingo 22h00

Este documentário é uma espécie de desfile de 51 personagens reais que vivem em Buenos Aires. São dentistas, advogados, estudantes, desempregados, reformados, entre tantos outros. Cohn e Duprat – corealizadores do clássico contemporâneo El Hombre de al Lado e democratizadores acérrimos do ecrã – fixam a câmara nos seus pátios, jardins, cozinhas, consultórios e nas paredes com os seus quadros de família, tudo isto como cenário das “estrelas” que… dançam.

"Lulu", Luis Ortega
Ficção / 2014 / 84’
6ª feira 20h00; Sábado 22h00

Lucas e Ludmila são dois adolescentes apaixonados que vivem na rua. Movem-se pela cidade de Buenos Aires como se esta fosse um jogo de tabuleiro. Lucas trabalha com o seu amigo Hueso a recolher ossos e cartilagens dos talhos. Nos tempos livres, comete delitos menores e dispara uma pistola contra monumentos urbanos. Ludmila está numa cadeira de rodas por causa de uma bala alojada perto da coluna.

"Mauro", Hernán Rosselli
Ficção / 2014 / 80’
6ª feira 18h00; Sábado 16h00

Mauro, um tipo discreto, anda pela rua a comprar coisas para “lavar” notas falsas. Marcela e Luis vivem juntos, ela está grávida de poucas semanas. Luis e Mauro instalam um pequeno atelier de serigrafia para falsificar notas artesanalmente. Mauro está sozinho, até que conhece Paula num bar. Há várias personagens que povoam este submundo de, entre outras coisas, economias paralelas.

Programa

5ª feira 14

18h00 La Salada, Juan Martín Hsu
20h00 Sessão de Abertura – El Escarabajo de Oro, Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund
22h00 Carta a un Padre, Edgardo Cozarinsky

6ª feira 15

18h00 Mauro, Hernán Rosselli
20h00 Lulú, Luis Ortega
22h00 Dos Disparos, Martín Rejtman

Sábado 16
14h00 Living Stars, Gastón Duprat e Mariano Cohn
16h00 Mauro, Hernán Rosselli
18h00 El Escarabajo de Oro, Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund
20h00 La Princesa de Francia, Matías Piñeiro
22h00 Lulú, Luis Ortega

Domingo 17

14h00 Carta a un Padre, Edgardo Cozarinsky
16h00 Dos Disparos, Martín Rejtman
18h00 La Princesa de Francia, Matías Piñeiro
20h00 La Salada, Juan Martín Hsu
22h00 Living Stars, Gastón Duprat e Mariano Cohn

  • cinemaxeditor
  • 5 Mai 2015 16:43

+ conteúdos