O interior de Portugal está cada vez mais abandonado. Nas suas estradas isoladas um homem misterioso conduz, recolhendo pedras, paus… e vítimas.
Este é o ponto de partida misterioso d’ "A Tua Plateia", a primeira curta-metragem que o barcelense Óscar Faria realizou fora do contexto académico.
A ideia do filme surgiu de um desafio para participar no Motelx 2015. O filme foi rodado em três dias e o desempenho principal, quase solitário, é do ator Miguel Damião, que foi a primeira escolha do realizador para interpretar este papel.
Sendo um filme enigmático e com uma história de marginalidade é curioso salientar que durante a fase de rodagem "A Tua Plateia" tinha os títulos de trabalho "Galos Mortais" e "Assim se Mata em Portugal".
Óscar Faria estudou na ESAD, Escola Superior de Artes e Deisign das Caldas da Raínha, e é o organizador do festival InFrame.
"A Tua Plateia" estreou na seleção Méliès D’Argent do Motelx 2015, venceu o prémio de melhor curta-metragem no Figueira Film Art e recebeu duas menções honrosas em edições do Fast Forward Braga.
Gustavo Dos Santos também é convidado desta sessão. O realizador portuense filmou "Percepção Delicada de Um raio de Luz" como um filme poema que procura responder a questões existenciais.
Na nota de intenções o realizador salienta: "quando era pequeno tudo era diferente, não queria nem nunca quis ser realizador, nem tampouco apreciava muito artes. À medida que fui crescendo a minha percepção sobre o mundo foi também crescendo. A beleza das coisas foi ganhando uma dimensão diferente."
A narrativa de "Percepção…" assume a forma de escrita pessoal e de viagem em busca de uma mudança – é uma espécie de road movie onde o protagonista viaja à procura de resposta para questões que nos suspendem temporalmente.
A curta-metragem foi exibida em nove festivais e recebeu uma menção honrosa" no Figueira Film Art 2015 na categoria curta metragem ficção.
Gustavo Dos Santos concluiu o curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa e o mestrado em realização para cinema e televisão na Escola Superior Artística do Porto.
Finalmente exibiremos "Shattered", um filme animado da canadiana Anna Maria Mouradian. É uma primeira obra, e aborda o drama das crianças na guerra da Síria. Será exibido no âmbito da parceria com o festival mobile Super 9.