"Lei da Gravidade" é um ensaio cómico sobre alguns dos habituais olhares genéricos feitos ao cinema português. É um filme onde as personagens conscientes do seu fim inevitável expressam e debatem as suas angústias sob a forma de opiniões mais ou menos corriqueiras tidas em relação ao cinema e algumas das supostas pretensões do que este é ou deveria ser.
Tiago Rosa-Rosso coloca em cena duas personagens de um filme português e elas questionam a sua breve existência, a sua condição de ‘personagens’, e encaram o legado do cinema português procurando acertar contas com o passado.
É um ato de rebeldia refletido sobre um cinema tido como série e intelectual. Tiago Rosa-Rosso desmonta uma série de preconceitos formais e artísticos, concretizando um filme-ensaio com uma proposta irreverente sobre uma cinematografia reverente.
No elenco surgem Zé Bernardino, Pedro Gomes e Joana Verona. A banda sonora composta por João Bruno Soeiro foi gravada com orquestra no AIR Studios em Londres.
O filme foi exibido na competição do IndieLisboa 2015 e em várias festivais internacionais, nomeadamente: Guadalajara e Tijuana no México, Lanzarote em Espanha, Clujshorts na Roménia e Milano Film Festival em Itália.
"Lei da Gravidade" é a quarta curta-metragem de Tiago Rosa-Rosso após "Despedida" (2015), "Deus Dará" (2013) e "Peixe-Azul" (2011).