Um peixe solta-se de uma sandes e com ele inicia-se uma viagem gráfica a partir de 20 desenhos de bolso de personagens que procuram o seu lugar de
conforto.
É esta história simples que José Miguel Ribeiro filma de forma elegante, a preto e branco, animando desenhos sobre papel com o auxilio de computador.
O filme foi exibido na Monstra – Festival de Animação de Lisboa, Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, nos Caminhos do Cinema Português, no Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema, e na Animateka International Animated Film Festival, Eslovénia.
José Miguel Ribeiro licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na "Escola Superior de Belas Artes" de Lisboa, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne, Rennes e na Filmógrafo , Porto em 1993/4.
Co-realizou "O Ovo", com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para a "Rua Sésamo" e em 1996 foi premiado no Cinanima com a curta metragem "O Banquete da Rainha". Realizou "A Suspeita" (1999), média metragem em animação de volumes, à qual foram atribuídos 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D’Or 2000.
"20 Desenhos e um Abraço" é a sua mais recente curta-metragem. A média metragem "Papel de Natal" é o seu derradeiro filme e foi exibida nos cinemas no natal de 2015.
O CINEMAX exibe "20 Desenhos e Um Abraço" em parceria com a Monstra, festival de animação de Lisboa, que abriu as incrições para o prémio Vasco Granja a atribuir em 2016.