7 Dez 2015 21:18

Simão Cayatte aprecia o terror psicológico no cinema, onde a ameaça não é exterior mas existe na cabeça do protagonista. É isso que sucede em "Miami" onde o sonho de fama de uma adolescente transforma-se numa perigosa obsessão.

O filme é baseado no conto "Big Brother Isn’t Watching You", que Teolinda Gersão escreveu a partir de factos verídicos.

Raquel, a adolescente de 15 anos que prtagoniza esta história, aparece aos nossos olhos como alguém que tem uma visão distorcida da realidade e dos valores. Ela executa um plano de forma perfeitamente calma e racional para alcançar os objetivos que pretende: ser famosa a todo o custo e de forma muito rápida.

Alba Baptista é uma jovem atriz que foi selecionada através de um casting onde partiicparam mais de 80 candidatas. De certa forma a personagem começou a ser construída nesse momento, porque Raquel aparece como alguém que ambiciona um papel.

O terror da loucura é o que interessa a Simão Cayatte nesta curta-metragem que é um estudo sobre uma personagem que leva uma ideia até ao fim numa sucessão totalmente racional de actos lógicos, partindo de uma premissa errada.

Simão Cayatte é ator, argumentista e realizador. Cursou teatro na Universidade de Goldsmiths, em Londres, e estudou cinema na Universidade de Columbia em Nova Iorque como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2007 realizou "The Blind Voyeur" que lhe valeu o prémio de melhor curta-metragem no festival de cinema Filmaka atribuído por Werner Herzog, e em 2011 a sua curta-metragem "A Viagem" estreou na seleção da Cinéfondation no festival de Cannes. "Miami" foi distinguido com o prémio MOV para melhor curta-metragem no Motelx 2015.


Na mesma sessão será exibido "Within" uma curta-metragem de animação sobre uma bailarina que perde o ritmo. O filme pretende ser uma breve expedição pelo interior do medo, da culpa e do pudor.

É realizado por Natália Azevedo Andrade que é licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e estudou animacao na Moholy-Nagy University of Art and Design Budapest.

"Within" integra a programação do Dia Mais Curto 2015 no Cinemax Curtas.

  • cinemaxeditor
  • 7 Dez 2015 21:18

+ conteúdos