1 Jan 2016 18:42

Esta música de Nicola Piovani é mais, muito mais, do que um acompanhamento de um filme — constitui uma marca fortíssima de uma maneira de contar, se sentir, de olhar o mundo à sua volta/à nossa volta: foi composta para "O Quarto do Filho", o título que, em 2001, valeu a Nanni Moretti a Palma de Ouro de Cannes.




Nanni Moretti é, de facto, um cineasta da mais pura, e também mais depurada, intimidade. Assim acontece no seu trabalho mais recente, intitulado "Minha Mãe". Assim acontecia também em "O Quarto do Filho", crónica dilacerada de uma família marcada pela morte do filho — é uma tragédia que, afinal, passa pela mais exuberante cumplicidade emocional.

A música não é um elemento meramente ambiental. Dir-se-ia que Moretti procura trechos instrumentais ou canções que funcionem como corpos vivos no interior da própria dinâmica narrativa. "O Quarto do Filho" contém um exemplo notável, com um tema que, por assim dizer, foi relançado graças ao filme — chama-se "By This River" e é de Brian Eno.



Nanni Moretti é um individualista — um notável individualista, capaz de olhar o mundo a partir da sua solidão, ao mesmo tempo sem nunca perder com o contacto com a verdade humana dos outros. Certamente não por acaso, ele é também actor de quase todos os seus filmes. Dito de outro modo: alguém que faz retratos dos outros, retratando-se a si próprio.
  • cinemaxeditor
  • 1 Jan 2016 18:42

+ conteúdos