Chegam 15 minutos para contar a história de Leidi, uma mãe adolescente que vive num bairro da capital colobiana. Dizem-lhe que Alex, o seu namorado, está envolvido com outra mulher e ela parte à procura dele, determinada a regressar a casa apenas quando o encontrar.
O colombiano Simón Mesa Soto interessou-se pela história de uma mãe adolescente, algo muito comum no bairro onde cresceu, na cidade de Medellin.
É uma questão que está enraízada na cultura da sociedade colombiana onde os "homens encaram o sexo como um desporto e as mulheres são relegadas ao isolamento e forçadas a assumir as responsabilidades."
"A história é simplesmente sobre o percurso que ela faz para encontrar o namorado, mas o que me alegra é que de alguma forma o filme torna visível a vulnerabilidade de determinadas faixas da população."
Os atores do filme não são profissionais e foram escolhidos "com base na paisagem" dos bairros onde "Leidi" foi filmado. A história foi construída na Villa Alejandra Montoya, um local que assume um protagonismo visual muito forte.
Simón Soto Mesa rodou este filme quando frequentava o curso de cinema na London Film School, rodeando-se de uma equipa de jovens profissionais de cinema colombianos.
É a sua segunda curta-metragem e foi o filme final de curso com o qual obteve a Palma de Ouro para melhor curta-metragem no 67º Festival de Cannes [vídeo do realizador na conferência de impresa dos premiados].
"Achei muito agradável a experiência de ter um olhar externo em relação à Colômbia, e ver o meu país tal como é visto pelos estrangeiros." Desta forma o realizador entende que captou a universalidade da história.
Com a projeção de "Leidi" o CINEMAX assinala o início do FEST – Festival Novos Filmes | Novos Realizadores que se realiza em Espinho. A exibição na RTP2 acontece em paralelo com a primeira de quatro sessões com temáticas diferentes que acontecem durante os meses de abril, maio e junho no Auditório Ruy Luis Gomes na reitoria da Universidade do Porto (UP).
Nestas sessões, com entrada gratuíta, vão ser apresentadas algumas curtas-metragens que obedecem a quatro programas temáticos organizados em torno do amor, crime, família e humor negro. As sessões acontecem nos dias 15 abril, 19 maio, 17 e 18 de junho.
O FEST é um festival de cinema que pretende dar a conhecer o trabalho de cineastas emergentes e o que o novo cinema mundial tem para oferecer.
A 12ª edição do FEST realiza-se entre 20 e 27 de junho, em Espinho, e vai ter cerca de 180 sessões de cinema, 25 masterclasses e workshops e conta com a presença de algumas das mais importantes figuras do cinema mundial.