14 Abr 2016 12:11
Foram revelados esta manhã os filmes presentes na edição 2016 do Festival de Cannes que decorrerá entre 11 e 22 de maio. Thierry Frémay e Pierre Lescure, da direção do certame, anunciaram 38 títulos divididos pelas três secções da Seleção Oficial, com "Café Society", de Woody Allen em destaque como filme de abertura.
Este ano, o júri será presidido pelo realizador de "Mad Max: Estrada da Fúria", o australiano George Miller.
O cinema romeno volta a mostrar a sua força com dois filmes na competição oficial (e mais um na secção Un Certain Regard). Cristian Mungiu, vencedor da Palma de Ouro em 2007 com "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", e do prémio de melhor argumento com "Para Lá das Colinas", volta a Cannes com “Baccalaureat”, sobre um pequeno médico de província.
Outro nome importante da cinematografia romena, Cristi Puiu, está pela primeira vez na competição principal com "Sierra Nevada" após ter visto duas obras anteriores estrearem na secção Un Certain Regard.
Quarta incursão na luta pela Palma de Ouro para Pedro Almódovar. O espanhol conta com as atrizes Adriana Ugarte e Emma Suarez para dividirem o protagonismo em "Julieta", o duro percurso de uma mulher madrilena ao longo de trinta anos.
Entre as longas-metragens que disputam a Palma de Ouro, está também um filme falado em português. Depois do elogiado "O Som em Redor", o pernambucano Kleber Mendonça Filho continua a filmar a sua cidade. Em "Aquarius", Sónia Braga é uma viúva, mãe de três filhos adultos, moradora num apartamento repleto de livros e discos no bairro de Boa Viagem.
A presença francesa inclui "Mal de pierres" da atriz e realizadora Nicole Garcia, um drama romântico passado no pós-guerra.
Ainda nos gauleses, em “Personal Shopper”, Olivier Assayas volta a trabalhar com Kristen Stewart após "As Núvens de Sils Maria", desta vez num drama sobrenatural que tem como cenário o mundo da moda parisiense.
Terceira presença na competição principal para Bruno Dumont, que apresenta “Ma Loute”, uma comédia em tons de policial.
Três anos após vencer a secção Un Certain Regard com "Um Desconhecido no Lago", Alain Guiraudie traz à Croisette o filme "Rester vertical", sobre um realizador que tenta criar o seu filho.
Ainda entre o cinema de expressão francesa, assinala-se a presença dos irmãos Dardenne, presenças frequentes em Cannes, duas vezes vencedores da Palma de Ouro (primeiro com "Rosetta", em 1999 e depois com "L’enfant", em 2005). Os belgas apresentam "La fille inconnue", sobre a investigação de um jovem médico que procura saber a identidade de um paciente morto após lhe ter sido recusado tratamento.
O franco-canadiano Xavier Dolan, vencedor do prémio do júri com "Mamã", traz as estrelas Marion Cotillard, Lea Seydoux e Vincent Cassel para interpretarem "Juste la fin du monde", a história de um escritor que regressa a casa para anunciar à família a sua morte eminente.
Saltando para os filmes em língua inglesa, assinala-se o regresso de Ken Loach, vencedor em 2006 com "Brisa de Mudança", que conta com uma dúzia de presenças na competição oficial. Em "I, Daniel Blake", Loach, de 79 anos, o mais velho dos realizadores na corrida à Palma de Ouro desta edição, apresenta a luta de uma mãe solteira e inválida para sobreviver com o magro rendimento de que dispõe.
Outra britânica, Andrea Arnold, duas vezes vencedora do prémio do júri, estreia-se numa produção americana, "American Honey", protagonizada por Sasha Lane, Shia LaBeouf e Riley Keough.
Dos EUA, dupla presença para Jim Jarmusch, que vê o seu "Patterson", com Adam Driver, selecionado para a competição oficial, e o documentário "Gimme Danger", sobre o músico Iggy Pop, exibido numa das sessões da meia-noite.
Sean Penn concorre com “The Last Face”, drama protagonizado por Charlize Theron e Javier Bardem que interpretam dois funcionários de uma agência de ajuda humanitária que se apaixonam durante a guerra civil na Libéria.
Jeff Nichols, apresenta "Loving", centrado num casal interracial na Virginia dos anos 50. Joel Edgerton e Ruth Negga surgem nos principais papéis.
Do dinamarquês Nicolas Winding Refn (de "Drive") vem uma história de terror com Elle Fanning, uma jovem modelo perseguida por rivais.
"Elle" traz outro regresso. Depois de "Instinto Fatal", em 1992, o holandês Paul Verhoeven volta a Cannes com Isabel Hupert no papel de uma executiva violada na sua própria casa.
A presença asiática fica a cargo do realizador de "Old Boy", Park Chan-wook que traz "The Handmaiden" e do filipino Brillante Mendonza com "Ma’Rosa".
Estreia absoluta para a alemã Maren Ade, vencedora do Urso de Prata em Berlim com "Everyone Else". A sua terceira obra, "Toni Erdmann", acompanha um pai preocupado com a falta de sentido de humor da filha.
69º Festival de Cannes – Seleção Oficial
COMPETIÇÃO
"Toni Erdmann", Maren Ade
"Julieta", Pedro Almodóvar
"American Honey", Andrea Arnold
"Personal Shopper", Olivier Assayas
"La Fille Inconnue", Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne
"Juste La Fin Du Monde", Xavier Dolan
"Ma Loute", Bruno Dumont
"Paterson", Jim Jarmusch
"Rester Vertical", Alain Guiraudie
"Aquarius", Kleber Mendonça Filho
"Mal De Pierres", Nicole Garcia
"I, Daniel Blake", Ken Loach
"Ma’ Rosa", Brillante Mendoza
"Bacalaureat", Cristian Mungiu
"Loving", Jeff Nichols
"Agassi", Park Chan-Wook
"The Last Face", Sean Penn
"Sieranevada", Cristi Puiu
"Elle", Paul Verhoeven
"The Neon Demon", Nicolas Winding Refn
FORA DE COMPETIÇÃO
"Café Society", Woody Allen (filme de abertura)
"O Amigo Gigante", Steven Spielberg
"Goksung", Na Hong-Jin
"Money Monster", Jodie Foster
"The Nice Guys", Shane Black
UN CERTAIN REGARD
"Varoonegi", Behnam Behzadi
"Apprentice", Boo Junfeng
"Voir Du Pays", Delphine Coulin & Muriel Coulin
"La Danseuse", Stéphanie Di Giusto
"Eshtebak", Mohamed Diab
"La Tortue Rouge", Michael Dudok De Wit
"Fuchi Ni Tatsu", Fukada Kôji
"Omor Shakhsiya", Maha Haj
"Me’ever Laharim Vehagvaot", Eran Kolirin
"After The Storm", Hirokazu Kore-Eda
"Hymyilevä Mies", Juho Kuosmanen
"La Larga Noche De Francisco Sanctis", Francisco Márquez & Andrea Testa
"Caini", Bogdan Mirica
"Pericle Il Nero", Stefano Mordini
"The Transfiguration", Michael O’shea
"Captain Fantastic", Matt Ross
"Uchenik", Kirill Serebrennikov
SESSÕES DA MEIA-NOITE
"Gimme Danger", Jim Jarmusch
"Bu-San-Haeng", Yeon Sang-Ho
SESSÕES ESPECIAIS
"L’Ultima Spiaggia", Thanos Anastopoulos & Davide Del Degan
"Hissein Habré, Une Tragédie Tchadienne", Mahamat-Saleh Haroun
"La Mort De Louis XIV", Albert Serra
"Le Cancre", Paul Vecchiali