7 Nov 2016 0:52
Entre as revelações do Lisbon & Estoril Film Festival, "Uncle Howard" poderá ser uma das mais genuinamente cinéfilas — no sentido em que se trata de (re)descobrir memórias de um cineasta muito pouco conhecido que, em qualquer caso, tem um lugar muito especial, carregado de simbolismo, na história do cinema americano.
Trata-se, então, de recordar a personalidade de Howard Brookner (1954–1989), vitimado pela sida quando estava envolvido nos trabalhos de pós-produção de "Bloodhounds of Broadway", uma celebração de Nova Iorque na noite de passagem de ano para 1928, num ambiente de grande efervescência musical — com um elenco que inclui Matt Dillon, Jennifer Grey, Madonna, Julie Hagerty e Rutger Hauer, estreou-se entre nós com o título "Fim de Ano na Broadway".
Acontece que o seu património fílmico ficou cerca de 30 anos fechado numa arrecadação do escritor William S. Burroughs (1914-1997), ele que tinha sido protagonista, precisamente, de um documentário de Brookner: "Burroughs: The Movie" (1983). Agora, o seu sobrinho, Aaron Brookner, conseguiu aceder a tão fascinante espólio, apresentando um objecto que se pretende, de uma só vez, um retrato individual e a evocação de uma época.