19 Fev 2017 23:46
No filme "Passageiros", Jennifer Lawrence e Chris Pratt protagonizam uma aventura em formato inter-galáctico. E não podemos deixar de pensar que se trata de um modelo de ficção científica com muitas e inesquecíveis variações. Vale a pena evocar uma das mais esquecidas dessas variações, já lá vão mais de 30 anos — foi em 1981 e chama-se "Outland".
Como se dizia no trailer da época, tudo acontece numa zona mineira da segunda lua de Júpiter, onde todos são, em princípio, profissionais — quer isto dizer que estamos num futuro (muito futurista, apetece dizer) em que a humanidade já começou a colonizar os planetas mais distantes. E como também se escrevia no cartaz com que o filme foi lançado, o derradeiro inimigo é, afinal, o homem.
A música de "Outland" tem assinatura de Jerry Goldsmith e constitui um elemento decisivo na concepção dos ambientes inquietantes do filme, em particular pelo modo como se articula com os outros sons. Aliás, a única nomeação do filme para os Oscars foi, justamente, na categoria de melhor som. Dito de outro modo: esta é uma saga espacial, mas com uma estrutura típica de um policial carregado de suspense.
"Outland" estreou-se entre nós com o subtítulo "Atmosfera Zero", tendo conseguido algum sucesso na maior parte dos mercados, até porque convém não esquecer que o actor principal era Sean Connery. Peter Hyams, o realizador e produtor era, e continuou a ser, um artesão empenhado em criar variações sobre os géneros clássicos, com particular destaque para a ficção científica — de tal modo que, alguns anos mais tarde, arriscou fazer "2010 – O Ano do Contacto", um prolongamento da história contada no clássico "2001: Odisseia no Espaço".