27 Fev 2017 12:02
A consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) já assumiu a responsabilidades pela gafe monumental que manchou a 89ª cerimónia de entrega dos Óscares.
A PwC colabora com a Academia desde há 83 anos, zelando pelo sigilo e segurança dos envelopes que contém os nomes dos vencedores. Numa nota divulgada depois do final da cerimónia esclareceu o assunto desta forma:
"Pedimos as mais sinceras desculpas a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway, e aos espectadores da cerimónia dos Óscares pelo erro durante o anúncio do Melhor Filme. Os apresentadores receberam , por engano, o envelope da categoria errada. Quando se descobriu o erro foi imediatamente corrigido. Estamos a investigar como é que isto pôde acontecer, e lamentamos profundamente o sucedido. Agradecemos a forma como os nomeados, a Academia, a ABC e Jimmy Kimmel lidaram com a situação".
A gafe pode ter sido provocada por Martha Ruiz ou Brian Cullinan, as duas pessoas que transpostam as malas com os envelopes e os entregam aos vencedores. O vídeo da PwC filmado nos bastidores da cerimónia esclarece que cada um fica de um dos lados do palco e vão distribuindo os envelopes aos apresentadores de cada categoria.
Antes da cerimónia eles explicaram à publicação Medium como tudo sucede."Os produtores da cerimónia decidem a ordem em que a entrega dos prémios é feita, mas cada um de nós tem os 24 envelopes numa pasta." O processo é repetido alternadamente e como Brian Cullin salientou na entrevista à Medium é preciso ter a certeza de que "entregas o envelope certo ao apresentador."
Ora sucede que Warren Beaty quando anunciou o Óscar de melhor filme tinha em sua posse um subscrito que correspondia ao Óscar de melhor atriz, que tinha sido atribuído instantes antes a Emma Stone pelo filme "La La Land". E Emma Stone confirmou que tinha guardado consigo o subscrito com o seu nome.
Tendo em conta que o prémio de melhor atriz foi o penúltimo da cerimónia e antecedeu a consagração final de melhor filme do ano, pode ter sucedido uma troca na entrega dos envelopes a Warren Beatty, que terá recebido o segundo subscrito com o prémio de melhor atriz em vez do subscrito correspondente à categoria de melhor filme.
Martha ou Brian… um deles pode estar em maus lençóis. A não ser que os subscritos tenham sido trocados quando foram coloados no interior dos envelopes.