16 Mai 2018 20:46

"Diamantino", a primeira longa-metragem realizada por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, foi galardoada esta tarde com o Grande Prémio na 57ª Semana da Crítica do Festival de Cannes. O júri composto pelos actores Chloe Sevigny e Nahuel Pérez Biscayart e presidido pelo cineasta norueguês Joachim Trier decidiu atribuir a "Diamantino" o mais alto prémio desta competição, numa cerimónia que começou às 18h00 (hora portuguesa).

O filme acompanha a história de Diamantino, interpretado por Carloto Cotta, uma super-estrela do futebol mundial caída em desgraça. À procura de um novo objetivo para a sua vida, Diamantino entra numa odisseia delirante, que envolve neofascismo, a crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade.

No elenco de "Diamantino", ao lado de Carloto Cotta estão Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

O filme vai ter estreia comercial em Portugal, numa data a anunciar brevemente.

Apesar de só agora se estrear na direção de longas-metragens, Gabriel Abrantes tem uma prolífica carreira onde se contam quase duas dezenas de curtas e diversos prémios nos festivais de Locarno e Berlim, onde venceu o Urso de Ouro para a melhor curta-metragem por "Freund and Friends" (2015).

  • CINEMAX
  • 16 Mai 2018 20:46

+ conteúdos