Orson Welles, Peter Bogdanovich e John Huston — rodagem de

26 Jul 2018 0:36

Os grandes festivais internacionais apostam cada vez mais na amostragem de grandes referências clássicas da história do cinema, quase sempre em cópias restauradas. Veneza não é, obviamente, excepção. De tal modo que o festival deste ano (29 Agosto/8 Setembro) propõe uma lista invulgar de títulos. Eis apenas três (aliás, quatro) destaques:

— THE KILLERS: as duas versões de uma história de Ernest Hemingway estarão no Lido: a primeira, de 1946, realizada por Robert Siodmack, com o par Burt Lancaster/Ava Gardner: a segunda, de 1964, com Lee Marvin e Angie Dickinson sob a direcção de Don Siegel.
— O ÚLTIMO ANO EM MARIENBAD: produção de 1961, com argumento de Alain Robbe-Grillet e realização de Alain Resnais, é um dos títulos incontornáveis do período dourado da Nova Vaga francesa.
— MORTE EM VENEZA: por certo um dos filmes mais intimamente ligados à mitologia de Veneza, regressa agora, literalmente, às suas origens — notável realização de Luchino Visconti, procurando na personagem de Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) os sinais angustiados de uma utopia da beleza.
De qualquer modo, não há dúvida que, entre os títulos mais ou menos antigos que o certame vai projectar, um dos que gera maior expectativa não será exactamente um clássico… porque, de facto, é uma estreia. Chama-se "The Other Side of the Wind" e é, realmente, um inédito de Orson Welles (1915-1985).
Rodado em várias fases, entre 1970 e 1976, o filme tem um elenco liderado por John Huston (interpretado uma figura que terá sido inspirada em Ernest Hemingway), incluindo ainda, entre outros, Peter Bogdanovich, Susan Strasberg, Oja Kodar e Lili Palmer — eis algumas das imagens conhecidas.

Afectado por muitos problemas de financiamento e produção, "The Other Side of the Wind" permaneceu inacabado. Foi o próprio Welles que pediu a Bogdanovich que assumisse a responsabilidade da sua conclusão, caso ele não o conseguisse. Assim aconteceu, com a Netflix a adquirir, há cerca de dois anos, os respectivos direitos de distribuição.
"The Other Side of the Wind" chegou a estar anunciado para a secção de clássicos de Cannes/2018, mas o conflito aberto entre a direcção do festival e a Netflix (por causa da distribuição dos seus filmes no mercado francês) levou a que o operador de streaming decidisse não participar no certame. Curiosamente, Bogdanovich é autor de um dos documentários programados para Veneza: "The Great Buster", sobre Buster Keaton.
  • cinemaxeditor
  • 26 Jul 2018 0:36

+ conteúdos