25 Ago 2018 0:56
Não será exactamente um acontecimento associado à chamada temporada de prémios (que desemboca nos Óscares), mas não deixa de ser uma das mais prestigiadas e prestigiosas distinções do mundo do cinema: a FIPRESCI (federação que congrega críticos e jornalistas de cinema de todo o mundo) atribuíu o seu Grande Prémio 2018 a "Linha Fantasma", de Paul Thomas Anderson.
Protagonizado pelo par Daniel Day-Lewis/Vicky Krieps, "Linha Fantasma" venceu graças à votação de 473 críticos e jornalistas que se pronunciaram sobre uma selecção final de apenas quatro títulos, escolhidos entre os lançamentos dos últimos doze meses — os outros três eram "Zama", de Lucrecia Martel, "Três Cartazes à Beira da Estrada", de Martin McDonagh, e "Zimna Wojna / Cold War", título polaco de Pawel Pawlikowski ainda inédito em Portugal.
O prémio, que existe desde 1999, será este ano entregue na cerimónia de abertura do Festival de San Sebastián, a realizar no dia 21 de Setembro.
Paul Thomas Anderson tinha já sido consagrado com a mesma distinção por "Magnolia" (2000) e "Haverá Sangue" (2008) — torna-se, assim, o primeiro cineasta a receber o Grande Prémio FIPRESCI por três vezes.