24 Dez 2018 19:29
De um ponto de vista comercial, 2019 vai ser um ano importante para o universo "Star Wars" — porque os nove episódios canónicos da saga chegarão a uma conclusão, e também porque está em desenvolvimento uma estratégia para o seu prolongamento nos circuitos de "streaming".
Para os estúdios Disney, detentores da Lucasfilm desde 2012 (num negócio que envolveu 4 mil milhões de dólares), trata-se de consolidar um plano de produção e marketing que já teve como momentos decisivos os episódios VII ("O Despertar da Força") e VIII ("Os Últimos Jedi"), respectivamente em 2015 e 2017.
O episódio IX, dirigido por J. J. Abrams (que também realizou o episódio VII), terá estreia americana no dia 20 de Dezembro, chegando a vários outros mercados um dia antes (será o caso português) — sabe-se agora que a sua acção se situará um ano depois dos eventos narrados em "Os Últimos Jedi".
Entretanto, está em produção "The Mandalorian", uma série cuja acção decorre depois do episódio VI, "O Regresso de Jedi" (1983), e antes de "O Despertar da Força". Para a marca Disney, a série desempenhará um papel decisivo no lançamento da Disney +, a sua plataforma de "streaming", com arranque, nos EUA, previsto para Setembro de 2019.