Peter Jackson, realizador de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", vai realizar um documentário sobre os Beatles. O filme será construído a partir das 55 horas de imagens e 140 horas de áudio recolhidas em 1969, meros 18 meses antes da separação banda, quando os Beatles gravaram o seu último álbum, "Let it Be".
Na altura, Michael Lindsay-Hogg teve acesso à intimidade dos músicos durante as sessões no estúdio, um acontecimento único durante a carreira da popular banda. De início, Lindsay-Hogg tencionava usar as imagens recolhidas para um especial de televisão, mas o material acabou por dar origem ao documentário "Let It Be", que culmina com o histórico concerto no topo de um edifício em Saville Row, Londres há precisamente 50 anos.
Jackson irá recorrer às mesmas técnicas de restauração de imagens que usou no seu trabalho mais recente, o documentário sobre a Primeira Guerra Mundial "They Shall Not Grow Old".
De acordo com os produtores, este novo documentário sobre os quatro de Liverpool conta com a aprovação dos elementos da banda ainda vivos, Paul McCartney e Ringo Starr, bem como das viúvas de John Lennon e George Harrison.
"Após ter visto todas as imagens e o audio que Michael Lindsay-Hogg gravou 18 meses antes da separação, devo concluir que é um impressionante tesouro histórico", afirma Jackson sobre o novo projeto. "É como se uma máquina do tempo nos transportasse de volta a 1969, e nos pudessemos sentar no estúdio a ver como aqueles quatro amigos faziam boa música juntos", explica.