11 Mar 2020 16:35
Harvey Weinstein recebeu esta manhã uma sentença de 23 anos de prisão num tribunal de Nova Iorque. O antigo produtor fora condenado a 24 de feveiro por dois crimes de assédio e violação num julgamento que teve início a 6 de janeiro.
A sentença proferida pelo juíz James Burke inclui duas penas consecutivas, uma de 20 anos, por crime sexual em primeiro grau, e outra de três anos, por violação em terceiro grau.
Weinstein passará ainda a fazer parte do registo nacional de criminosos sexuais.
Os elementos da equipa de advogados de defesa apelidaram a sentença de "obscena", "demasiado dura" e "ridícula" e relacionam-na com pressões por parte da opinião pública. Mostraram ainda a intenção de apelar para uma próxima instância.
Sinto grande remorso por todas vocês. Sinto um grande remorso por todas as mulheres. Sinto realmente remorsos por esta situação. Sinto-o profundamente no meu coração."
Tina Tchen, presidente da Fundação Time’s Up, dedicada à igualdade de direitos e proteção das mulheres reagiu num comunicado:
"Antes de mais, estamos gratas e força de Mimi Haleyi, Jessica Mann, Annabella Sciorra, Dawn Dunning, Tarale Wulff e Lauren Young, que testemunharam corajosamente em tribunal, e continuamos solidárias com as mais de 100 sobreviventes que sofreram abusos, assédio e violações às mãos de Harvey Weinstein. O trauma da agressão sexual e do assédio dura toda uma vida – só podemos esperar que a sentença de hoje traga alguma paz às sobreviventes de Harvey Weinstein."
Tchen expressou ainda desejos de que este desfecho ajude a inspirar mais mulheres a tornarem públicos casos semelhantes e a mudar profundamente a cultura, os comportamentos e a forma como a justiça responde à violência sexual.
O grupo de 24 mulheres que acusou Weinstein, designada The Silence Breakers, e que inclui nomes de atrizes como Ashley Judd, Lauren Sivan, Rosanna Arquette e Rose McGowan declarou:
"Harvey Weinstein será para sempre considerado um violador condenado. Vai para a cadeia – mas nenhuma quantidade de tempo na prisão vai reparar as vidas que ele arruinou, as carreiras que destruiu, ou os danos que causou."